quarta-feira, 18 de maio de 2022

Poor Clares of Arundel, as Clarissas que cantam divinalmente


Não, não me converti ! Apenas recebi mais um CD que veio atrasado e não pude incluir na minha resenha recente (10 de Maio) aqui no blog. 


"Light for the World" é uma colecção de cantos corais pelas monjas Clarissas do Convento de de Stª Clara de Arundel, perto de Brighton, no sul da Inglaterra.


A Ordem de Stª Clara, ou Ordem das Damas Pobres, é uma ordem contemplativa que, seguindo os preceitos de Clara de Assis, praticava uma vida de modéstia baseada na troca directa de produtos com a comunidade e na rejeição da propriedade. Tradicionalmente viviam em clausura monástica, que agora vão relaxando, com internet e tudo o mais.



O Convento das Clarissas em Arundel foi fundado em 1886. Recentemente a comunidade monástica 'modernizou-se': permitiu a realização no Convento de uma série de Televisão para a BBC 2, e gravou com alta qualidade audiófila (DECCA) um CD de música coral.

James Morgan, que compôs cerca de metade das canções, dirige a Orquestra de Câmara Nacional da Dinamarca. A mezzo Juliette Pochin dirige o côro.

Veni creator spiritus

All who labour


Creator Alme Siderum


Há maneiras de viver bastante piores. Estas Clarissas só fazem bem, e até nos dão boa música coral , bem hajam.



Sem comentários: