quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Balanço: os meus melhores 20 filmes de sempre



Não é tanto por 'moda', mas por irritação em ver escolhas de 10 ou 1000 melhores filmes completamente viciadas de preconceitos de modernidade, relativismo e integracionismo. A minha lista tem os meus preconceitos, claro, que são evidentemente muito melhores :D

São tudo filmes "larger than life", maiores que a vida, onde passa um sopro épico, trágico, heróico, místico, onde os actores se elevam ao nível de deuses, filmes rodeados de uma aura de universalidade que os torna lendários. Obtiveram esse status graças a uma inspiração única mas sobretudo a uma realização cinematográfica excepcional, com fôlego de génio, muitas vezes conjugada com uma banda sonora inesquecível. Nada de woke ou coisas comezinhas, portanto.

Os 20 filmes que mais preencheram a minha vida:

1.   2001 - Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick

2.   Stalker, de Andrei Tarkovsky

3.   E La Nave Va, de Frederico Fellini

4.   Lawrence of Arabia, de David Lean

5.   Solaris, de Andrei Tarkovsky

6.   Vertigo, de Alfred Hitchcock

7.   The Searchers, de John Ford

8.   Blade Runner, de Ridley Scott

9.   West Side Story, de Robert Wise

10. Apocalipse Now, de Francis Ford Coppola

11. Morte em Veneza, de Luchino Visconti

12. Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock

13. Leviathan, de Andrey Zvyagintsev

14. Tree of Life, de Terrence Malick

15. Asas do Desejo, de Wim Wenders

16. Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman

17. Esplendor na Relva, de Elia Kazan

18. Era uma vez na América, de Sergio Leone

19. Titanic, de James Cameron

20. The Thing, de John Carpenter

Um factor que intensifica a magia e o envolvimento é a música: a dança das naves espaciais de 2001 ao som do Danúbio Azul, a Força do Destino a acompanhar o barco dos namorados sérvios em fuga, a música inspirada de Morricone quando Noodles espreita a dança de Deborah, a deambulação moribunda pela noite de Veneza ao som de Mahler...

Devo confessar que a cinematografia asiática - japonesa, chinesa e coreana - só está ausente porque não fui capaz de escolher de memória e sem hesitar, o que torna a lista demasiado ocidental. Noutra altura poderei rever esta questão. Mas três são russos, e geniais, o que desfaz qualquer suspeita de ocidentalismo. 

Tenho de fazer justiça a alguns actores, pois vários dos 20 filmes são também filmes de actor. 

Peter O'Toole em Lawrence; Kim Novak em Vertigo; John Wayne em A Desparecida; Marlon Brando em Apocalipse Now; Natalie Wood e Warren Beaty em Esplendor na Relva; Robert de Niro em Era uma vez na América; Kate Winslet em figura de proa no Titanic.

Outros tantos heróis de minha era. 


1 comentário:

Fanático_Um disse...

Na sua lista estão muitos dos filmes que também incluiria no meu "top 20". Há 1 ou 2 que não me recordo de ter visto. No meu top 20 (ou mesmo top 10) incluiria seguramente "A escolha de Sofia", pela forma como o dramatismo da acção foi conseguido e, sobretudo, pela genial interpretação da Meryl Streep!