Qaqortoq, 60°43' N, 46°2' W
Fundada em 1775 como Julianehåb, já tem dois séculos e meio de História, e conserva algum património e tradições. É a terceira maior povoação da ilha, na região sul que deu o nome "Terra Verde " ao país.
Um porto importante, num arquipélago onde os Vikings aportaram no século X.
O local já tivera presença humana na pré-história (Culturas Saqqaq e Dorset). Os Vikings chegaram por volta de 980, estabeleceram-se em Hvalsey, poucos quilómetros a nordeste da cidade. Ficaram durante cerca de 500 anos, até meados do século XV, e de alguma forma partilharam a área com os proto-Inuit 'Thule'.
A Praça da Fonte e o Museu
Perto da cidade, em Uunartoq, há um lago de fontes termais (38ºC); são essas águas quentes que alimentam a preciosa Mindebrønden, a primeira fonte de água 'fresca' do país, encimada por três baleias em bronze.
Fica junto ao porto colonial, numa casa em madeira alcatroada, de 1797; é a edificação mais antiga de Qaqortoq, onde residiu o administrador colonial, e serve agora como Museu.
Está bem tratada, a herança colonial. Também esta outra antiga casa de 1804, que foi do ferreiro da aldeia, alberga museu e loja:
O kayak (ou umiak) é reivindicado como uma invenção inuit. Os arpões são parte integrante do kayak.
Os afamados Kamiks, botas de pele de foca coloridas e bordadas.
Pedras e Homens
Um projecto mais recente, da década de 90, entregou à artista gronelandesa Aka Høegh (Inuk, 1971) a decoração da cidade com várias obras escultóricas na pedra local. Sob a designação Sten og menneske, Stone and Man, 40 obras estão um pouco por toda a parte, e pelo gosto e escolha adequados deram um novo alento cultural à cidade.
Certamente inspirada na Sereia de Copenhaga.
Em Qaqortoq há uma rede mínima de ruas pavimentadas serpentando pela encosta, e ligando o porto ao heliporto na parte baixa; mas as habituais escadarias, rocha acima rocha abaixo, são as mais utilizadas pelos habitantes.
No Verão, aqui a temperatura sobe até aos 0 graus, ou com sorte um ou dois positivos.
Perto de Qaqortoqestá o local onde foi fundada a primeira colónia Viking, sob a chefia de Eric o Vermelho. As ruínas da Igreja de Hvalsø são património da Humanidade, e há escavações anexas em terras de criação de gado e cultivo.




.jpg)














.jpg)






































