domingo, 2 de julho de 2023

Sautso - o maior Canyon da Europa, a 69° N , + os petróglifos de Alta


Uns 40 km a sul da cidade de Alta, no extremo Norte da Noruega, fica um dos mais espectaculares sítios geológicos da Europa: o Canyon Sautso, ou Canyon do Alta, formado pelo rio Alta entre duas enormes escarpas rochosas.


Duas estradas secundárias em terra batida - Gargiaveien pelo lado poente, ou a mais fraca Stillaveien pelo nascente - levam até um ponto onde se inícia o percurso a pé, que varia desde uns 6 km.


Canyon de Sauto, Alta
69° 47' N, 23° 33' E


O Canyon prolonga-se por 12 km e atinge 300 a 420 metros de profundidade.






Arte Rupestre de Alta

Mas mais surpreendente ainda é o sítio do Património Mundial dos Petroglifos de Alta. Foram encontrados na costa a sudoeste de Alta, perto do actual Museu.


Ao longo de um passadiço com cerca de 3 km podem-se observar milhares de gravuras; ao todo descobriram-se em cinco zonas, mas a maior quantidade situa-se em Hjemmeluft , frente ao Museu; representam humanos em várias actividades - caça, pesca com barco, dança, rituais - mas também a fauna local - renas, veados, ursos, pássaros, baleias. 

 
As gravuras rupestres datam de entre 4200 AC e 500 DC, embora segundo algums arqueólogos possam ser anteriores, com ainda mais 1000 anos; foram encontradas no alto do monte Komsa, numa península que entra pelo fiorde dividindo a meio a cidade de Alta. Estão na lista de Património Mundial da UNESCO.



Estas populações da Idade da Pedra tardia no extremo Norte da Europa passaram por grandes mudanças - a introdução de ferramentas de metal, a construção dos primeiros barcos e das técnicas de pesca com anzol e com rede.


Só a pintura é recente, destina-se a tornar as gravuras visíveis ao longo do dia; sem ela, só seriam visíveis molhadas ou com o sol rasante.

Caça com recurso a armadilhas.

Pesca com recurso a rede e arco e flechas.

Um barco grande, que já prefigura os navios vikings.

Mais: https://www.donsmaps.com/norge.html

Arte rupestre muito semelhante foi encontrada noutros sítios nórdicos, como Nämforsen no interior norte da Suécia ou Belomorsk (Karelia russa) na foz do rio Vyg. Houve portanto uma vasta ocupação humana nestas latitudes muito antes da Idade do Ferro.

--------------------------------

Alta é uma cidade modernaça e desinteressante, há mesmo quem a considere a mais feia da Noruega. No final da 2ª Grande Guerra, o fiorde foi usado pelos navios alemães e a cidade duramente bombardeada e incendiada até quase nada restar - apenas sobrevive a antiga Igreja de Alta, de 1858, e umas casas na Kongleveien restauradas para hotelaria. De resto, urbanismo contemporâneo.

Rua principal: arrumadinha mas sem graça.

Mesmo assim quiseram edificar um novo templo de arquitectura arrojada e o resultado foi a Catedral das Luzes do Norte.

Nordlyskatedralen


É o único edifício que merece atenção. Além, claro, das Auroras Boreais no Inverno.








Sem comentários: