sábado, 12 de novembro de 2016

Dance me to the end of Love: Leonard Cohen 'ilustra' Matisse


Deu-me dezenas de canções bonitas para tocar na guitarra, cantando poemas misteriosos de amores e amizades, com frases construídas com um engenho mágico que as fazia 'colar' à melodia - ou vice-versa - transmitindo imagens quase surreais, num ambiente melancólico, saudoso de não sei bem o quê. Acompanhou-me em muitos serões, foi uma parte importante dos meus twenties, provavelmente moldou parte do que sou, como um pai.

And you want to travel with her,
And you want to travel blind
And you know that you can trust her 
For she's touched your perfect body with her mind


Em vez de música - os media agora saturam em homenagens - deixo algumas fotos de um livro ilustrado com versos de Cohen sobre obras de Matisse. Um encontro feliz de duas artes.


Dance me through the curtains that our kisses have outworn


Dance me to your beauty with a burning violin


Se querem ouvir o poeta, voltem ao discurso de aceitação do Prémio Príncipe das Astúrias, um verdadeiro Poema:




1 comentário:

Virginia disse...

Tenho esse livro com ilustrações de Matisse há mais de cinco anos. Escrevi sobre ele aqui no blogue. Na altura não havia cá em Portugal, comprei-o em Inglaterra.

Cohen é irreplaçeable.....