quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

A 'Sala delle Asse' (Sala das Tábuas), uma floresta entrelaçada de Leonardo da Vinci


Em 2013 foi redescoberto um mural do séc. XV de Leonardo da Vinci, numa sala do Castelo dos Sforza em Milão - a Sala delle Asse (Sala das Tábuas), com paredes forradas de tábuas de madeira. Fica no 1º andar da torre nordeste, por cima da Sala do Tesouro.
Castelo Sforza de Milão: a torre nordeste, "da Castellana", e a ponte-galeria de acesso.

Galeria sobre arcos de acesso à torre quadrada.

A Sala delle Asse fica no 1º andar da torre.

Da Vinci executou o mural entre Abril e Setembro de 1498, quando estava contratado por Ludovico Sforza, duque de Milão, para decorar o castelo. Para seu uso, o duque cedeu-lhe esta divisão, com acesso por um pórtico em galeria suportada por arcos sobre o fosso (ponticella) desenhada por Bramante.

A 'loggia della ponticella' - quantas vezes terá Leonardo por aqui passado?

A pintura  da Sala delle Asse representa a copa de dezoito amoreiras-brancas (morus alba) em fruto, como se fosse uma floresta, e encontrava-se em muito mau estado no fim do séc XX. Tinha estado escondido sob muitas camadas de cal durante 500 anos.

A copa múltipla compõe-se de um entrelaçado de ramos e folhagem suportado por enormes troncos, assentes em raízes monocromáticas. Os ramos preenchem o tecto enquadrados num padrão de fitas entrelaçadas em anéis,  os "nodi vinciani".

Chama-se 'Sala das Tábuas' por ter a parede revestida a tábuas até meia altura.


Ramos, folhagem e frutos em diálogo com a fita dourada que entre eles volteia.

Mas o que parece um emaranhado de fitas, anéis e laços, na verdade é uma única fita contínua que se enrola sobre si própria, intrincadamente labiríntica, num padrão que Da Vinci usou noutras obras, como veremos.


No centro do tecto está o escudo de armas dos Sforzi:

A águia imperial alterna com o basilisco ('rei' das serpentes, mitológico)

Este restauro recente da Sala começou em 2012 e prolongou-se pelo menos até ao final de 2018; suponho que ainda continue - o site do Castello Sforzesco anuncia o cancelamento das visitas. O maior problema é a humidade que corroía e 'borrava´a pintura; mas há outras dificuldades ainda não ultrapassadas, e alguma polémica sobre as técnicas a utilizar - pintar de novo, ou não, as partes mais deterioradas ? Mais claro ou mais escuro ? Ou deixar tudo esborratado como está ?

Mais:
https://www.milanocastello.it/en/content/leonardo-da-vinci
https://www.finestresullarte.info/551n_leonardo-da-vinci-sala-delle-asse.php

Nodi Vinciani, os entrançados de da Vinci

Consistem numa linha contínua formando um desenho circular com vários entrançados de .

Nesta sala Leonardo criou uma glorieta ou dossel vegetal entrançando ramos e fitas douradas. Mas o mais curioso é que ele usou repetidamente os nodi ! A começar pela Gioconda:
A orla peitoral do vestido


A Dama com Arminho:
Dama con l'Ermellino, 1488-1490


E tanto valor simbólico tinha este padrão que foi a base para o elaborado "logotipo" da Academia Leonardi. Neste labirinto curvilíneo, Leonardo combina os mesmos anéis múltiplos e símbolos entrançados de infinito ().


Não é brincadeira nenhuma - hoje faz-se digitalmente, em desenho assistido; mas à mão ?! Deve ter levado meses, com esta perfeição !


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Imagem antiga da torre quadrada e da galeria de acesso à Sala.


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