quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

No Rivoli do Porto: 'Dance' de Lucinda Childs com música de Philip Glass


Passou pelo Porto a histórica criação de Lucinda Childs 'Dance', que fez parte de um movimento de renovação do bailado pelas salas e ruas de Nova Iorque, onde Childs trabalhava junto com outros coreógrafos como Merce Cunningham ou Trisha Brown.

Criado em 1979, 'Dance' é um bailado minimalista, sem espargatas nem elevações nem piruetas em bicos; ao som da música de múltiplas repetições com variações súbitas e encadeadas de forma cada vez mais complexa composta por Phillip Glass, com momentos de génio e grande beleza, os dezassete bailarinos dançam movimentos amplos, em corrida ou em rotação, retomados vezes sem fim com pequenas variações, no espaço e no tempo, culminando em jetés e saltos cruzados de belo efeito coreográfico; este efeito é enriquecido com a projecção do filme que duplica e amplia os movimentos dos bailarinos no palco.  O todo cria uma espécie de "paisagem geométrica" de formas brancas bailando ao som dos ritmos arrebatados e impetuosos, paisagem onde a matemática se transforma em feérica poesia.



O Ballet de l'Opéra de Lyon trouxe esta obra maior do século XX retomando a coreografia original; só a filmagem projectada é nova, realizada com os bailarinos actuais, utilizando habilmente as possibilidades das tecnologia digital.

Um breve excerto de uma actuação anterior em Montpellier:




2 comentários:

Fanático_Um disse...

Nunca vi. Parece interessante, embora não seja o meu tipo de dança favorito. Nem Philip Glass o é...

Mário R. Gonçalves disse...

Admito que tenha dúvidas, mas é mesmo empolgante, fiquei "agarrado" do princípio ao fim. Empolgante e muito, muito bonito.
[Eu gosto da música de Glass, com reservas e em doses moderadas]