quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Bialowieża, a única e fabulosa floresta virgem que resta na Europa



A floresta está na ordem do dia. É um dos bens mais sagrados do planeta, porque daí advém a saúde de todo o ecossistema que nos sustém vivos. E embora dele façam parte espécies animais, não são tão imprescindíveis como uma abundante floresta primária, ou virgem. Na Europa há muitos parques florestais saudáveis e bem tratados; mas floresta virgem só há esta - Bialowieża, na fronteira polaco - bielorussa.

Parque Bialowieża (Polónia) / Belovezhskaya Pushcha (Bielorússia)


É uma floresta mista. Abetos, pinheiros, amieiros e carvalhos fazem cerca de 80% das espécies arbóreas. Mas não faltam bétulas e faias, freixos e ulmeiros, choupos e álamos. Algumas com três séculos, há um carvalho com seis. Uma riqueza imensa em 3 085 km2 (308 580 ha), quatro vezes a área do nosso Gerês.


A maior valia está caída no chão: troncos, ramos e folhagem com muitos séculos de acumulação constituem um espesso tesouro vegetal, em parte sobre terreno húmido ou água lacustre.


Tronco de carvalho secular.


Musgos de Outono

Uma das plantas mais expandidas no tapete rasteiro é o alho-dos-ursos, allium ursinum, que quando floresce cria esta beleza toda:


E no Inverno,
Que troncos magníficos.

Para muitos, a diversidade da fauna também é um tesouro. Mesmo tendo dúvidas, confesso que é como uma animação bonita ver a floresta cheia de vida animal:

Pica-pau

Pisco de peito ruivo

Narceja-real dos pântanos

Furão

Castor

Raposinhas

Lince


Alce

E para acabar em beleza:

 ainda: lontras, javalis, lobos e bisontes !

Ui.


O que seria boa ideia era recriar mais áreas de floresta primária espalhadas pela Europa; em Espanha (segunda maior área florestada na UE) e França, e talvez alargar e enclausurar as Ardenas (60 000 ha), e ampliar as florestas do Trentino/Alto Adige. Ah, se eu fosse ministro europeu para as Florestas...😉

Sem ser animista, penso que o que a Natureza oferece aproxima-se muitas vezes de Arte, sem autor mas com inebriante e muito complexa beleza; talvez não haja 'inspiração' de qualquer génio, mas há um trabalho de milénios que nenhum artista humano alcança. A floresta europeia é um dos exemplos, para nosso enlevo.

Uma visão rara na Europa. Que o turismo desregrado não venha a dar cabo disto também.

----------------------------
NOTA: em bom rigor geográfico, dir-se-ia que a maior floresta virgem europeia é a floresta de taiga dos montes Urais, com 12 500 km2, mas menos rica - abetos, lariços, pouca fauna.

6 comentários:

SilverTree disse...

Que maravilha, obrigada por me dar a conhecer!

Fanático_Um disse...

Sempre um regalo para os sentidos. As fotografias das aves são fantásticas, muito bonitas.

Mário R. Gonçalves disse...

SilverTree, olá, fico contente por cá ter vindo. Há fotos da floresta a preto-e-branco muito bonitas. Bom Outono.

Mário R. Gonçalves disse...

Fanático_Um, obrigado por isto e muito mais...

Arnaldo Leles disse...

Uma obra de arte sem preço!
As fotos são inigualáveis e
revelam o poder da beleza da Floresta.
Um encanto, que nem os poetas conseguem descrever!
Obrigado pela postagem!

Belinha Fernandes disse...

Mas acabei justamente de escrever que a natureza é arte, ou algo assim! Tanta beleza que transparece nestas fotos e bem sabemos que ao natural é sempre melhor!Todos os anos atravesso as estradas que levam ao mar, em Leiria.Estou agora mais por aqui do que por Coimbra. Estava na Marinha Grande quando ardeu. Vi o céu cobrir-se de fumo espesso. Inesquecível. E a paisagem seguinte, a desolação. Uma perda enorme, enorme.https://palavras-cruzadas.blogspot.com/2017/10/um-dia-de-fogo-na-marinha-grande-15-de.html