quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Serhii Vasylkivsky (Sergey Vasylkovsky) de Kharkiv, pintou as terras da Ucrânia no declínio da monarquia czarista


Kharkiv e Kherson são as cidades mártires depois de Mariupol,  e Mykolaiv também está cada vez mais sob ameaça. Kharkiv era uma cidade grande com tradições europeias de arte e cultura, como no seu Museu se pode verificar perante os quadros de Vasylkivsky.


Serhii Vasylkivsky (ucr. Сергій Васильківський) nasceu em Izium de uma família cossaca, morreu em Kharkiv, e foi um dos artistas ucranianos de maior projecção europeia na passagem do século XIX para o XX. Sob o absolutismo corrupto do czar Nicolau I, enquanto na Europa vencia o liberalismo,  renascia em Kiev por volta de 1845 o sentimento nacional ucraniano impulsionado pelo poeta Shevchenko, e violentamente reprimido por Moscovo.

Depois da sua infância na região de Izium e Kharkiv, aos 22 anos Vasylkivsky foi para S Petersburgo frequentar a Academis de Belas Artes, de onde partiu em viagens de estudo pela Europa, em particular Paris onde descobriu Corot e se ligou à escola Barbizon. Voltou em 1888 e estabeleceu-se definitivamente em Kharkiv. Pintou a estepe, as florestas e os prados, os caminhos através dos campos, os rios e os lagos, as aldeias e as igrejas, as cabanas (khatas), rebanhos e manadas, os cossacos.

Fora da estrada, 1900

Rio ao entardecer

Paisagem

Casa rural cossaca


A Maré

Desenho para Batalha dos Cossacos contra os Tártaros do Dnieper


Uma das mais conhecidas:

Pôr do sol no lago

A sua primeira grande exposição, cento e vinte obras, teve lugar em Kharkiv em 1900.



1 comentário:

Fanático_Um disse...

Muito belas, obrigado por nos dar a conhecer.