quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Dar livros este Natal, sim, mas sem AO


Sugestões de livros para prenda, devidamente traduzidos em bom português.

1. Histórias Bizarras, de Olga Tokarczuk

Da Prémio Nobel polaca, depois do famoso 'Viagens' (Bieguni ), foi agora -bem - traduzido um grande volume de contos onde há sempre algo estranho, contos póximos do realismo fantástico. 

2. O Homem Ilustrado, de Ray Bradbury


De 1951, são 18 contos de ficção científica. Neles se encontram muitos dos temas actuais - racismo, viagens a Marte, fim do mundo, queima de livros ... Num dos contos, os autores falecidos de livros queimados têm uma segunda 'vida' espiritual em Marte. Só se todos os seus livros forem queimados é que um autor desaparece para sempre.

3. Lições, de Ian MacEwan 


Completamente amoral história de vida, percorrendo os mais importantes acontecimentos desde a crise dos mísseis em Cuba, Thatcher, a queda do Muro,  a SIDA, o 11 de Setembro e o Iraque, o Brexit ... o retrato que faz é um pouco o de nós todos nesta época insana.

4. Herbarium, de Emily Dickinson


Edição bilingue, com os poemas acompanhados de bonitas ilustrações do herbário de Dickinson.

5, A Matemática e a sua História, de John Stillwell


Uma explicação acessível, tanto quanto pode ser, dos vários ramos da Matemática e da sua evolução: Geometria e Números na Grécia,  o Infinito, Equações, Geometria Analítica, Cálculo, Séries, Teoria dos Números, a Mecânica, Números Complexos, Geometrias não Euclidianas, Teoria dos Grupos, Topologia, Lógica, Combinatória. Em vez de ficção científica, o romance da verdadeira ciência.

E, prenda mais requintada, sem tradução - é um livro visual:

6. Enfances, de Sempé


Um belo Álbum do genial desenhador francês, onde a nostagia de outros tempos é também um encantamento.






Sem comentários: