Hermann Max, director musical do Kleine Konzert e dos Reinische Kantorei, é um estudioso dedicado das obras de música antiga, principalmente de Telemann e da família Bach. Conhecido como meticuloso investigador, na linha da corrente musical historicamente informada, procura pelas bibliotecas e arquivos manuscritos antigos , obras desconhecidas, notas musicológicas que garantam a autenticidade da interpretação.
Nasceu em Leipzig e aí tem desenvolvido a carreira. Foi premiado com a medalha Johann Sebastian Bach da Cidade de Leipzig em 2003, depois de Gardiner, Koopman e Harnoncourt.
Dedico-lhe este post porque sou admirador absoluto da sua gravação desta fabulosa cantata, que desenterrou do esquecimento. É raro ouvir tanta perfeição de articulação, de fraseado, de ataque e de sincronia. O arco agógico barroco é usado de forma sublime, ora terminado em staccato ora prolongado até à exaustão. As vozes de Barbara Schlick e Wilfried Jochens são ideais par este tipo de canto, e de uma beleza de timbre arrebatadora. E as melodias são inesquecíveis, de uma alegria que me põe bem disposto desde os primeiros acordes.
Barbara Schlick - Soprano
Claudia Schubert - Alto
Wilfried Jochens - Tenor
Stephan Schreckenberger - Bass
Rheinische Kantorei, Das Kleine Konzert
Hermann Max
2 comentários:
Muito bom. gosto muito de interpretações de época quando estas não são desculpa para maus músicos o que obviamente não se aplica neste caso :-) ... excelente interpretação!
De acordo, Fernando.
Só acho que as interpretações "revisionistas", que "romantizam" o que não é romântico, são ainda mais frequentemente desculpa para maus músicos...
Enviar um comentário