sábado, 17 de setembro de 2011

Dies ist der Tag / Este é o dia

Hermann Max, director musical do Kleine Konzert e dos Reinische Kantorei, é um estudioso dedicado das obras de música antiga, principalmente de Telemann e da família Bach. Conhecido como meticuloso investigador, na linha da corrente musical historicamente informada, procura pelas bibliotecas e arquivos manuscritos antigos , obras desconhecidas, notas musicológicas que garantam a autenticidade da interpretação.


Nasceu em Leipzig e aí tem desenvolvido a carreira. Foi premiado com a medalha Johann Sebastian Bach da Cidade de Leipzig em 2003, depois de Gardiner, Koopman e Harnoncourt.

Dedico-lhe este post porque sou admirador absoluto da sua gravação desta fabulosa cantata, que desenterrou do esquecimento. É raro ouvir tanta perfeição de articulação, de fraseado, de ataque e de sincronia. O arco agógico barroco é usado de forma sublime, ora terminado em staccato ora prolongado até à exaustão. As vozes de Barbara Schlick e Wilfried Jochens são ideais par este tipo de canto, e de uma beleza de timbre arrebatadora. E as melodias são inesquecíveis, de uma alegria que me põe bem disposto desde os primeiros acordes.

Wilhelm Friedemann Bach (1710-1784): Cantata Dies ist der Tag

Barbara Schlick - Soprano
Claudia Schubert - Alto
Wilfried Jochens - Tenor
Stephan Schreckenberger - Bass
Rheinische Kantorei, Das Kleine Konzert

Hermann Max

2 comentários :

Enviar um comentário