Pois é, ninguém diz nada, não há polémica nem escândalo. O barulho que fizeram com a fusão dos glaciares na Gronelândia, que era um desastre ecológico e o sinal mais sólido da catástrofe climática, culpa do Homem capitalista ganancioso.
Este Janeiro, a placa de gelo cresce ACIMA da média, mais do que em todos os meses de Janeiro nos últimos 24 anos, em quantidades extraordinárias. E já vinha a crescer desde Outubro 2016. São mais 8 gigatoneladas ! Há quem fale de "anomalia" na Gronelândia.
Ganho de gelo acumulado desde Setembro 2016, em gigatoneladas.
Em cima, a azul, os ganhos em tonelagem de gelo até Janeiro comparados com a média; em baixo, a relação massa ganha / massa perdida (acumulada) em todos os 24 anos (faixa cinzenta) e de Setembro a Janeiro 2017 (azul).
Fonte:
É verdade que um ano assim não chega para inverter uma tendência - a capa de gelo continua a diminuir cada ano que passa. Temos de aguardar, as perdas a partir de Junho podem ultrapassar o ganho. Mas a notícia merece destaque, tanto mais que também na Antártida tem havido mais acumulação de gelo do que o modelo alarmista previa.
A placa de gelo na costa leste da Gronelândia.
Sem comentários:
Enviar um comentário