domingo, 25 de fevereiro de 2018

Neanderthal Man, artista e inteligente, bem vindo.


Afinal sempre houve outra raça inteligente na Terra, que se pode dizer outra raça humana: os Neandertais, que viveram na Europa muito antes da chegada dos Sapiens africanos.
Desde há mais de 120 000 anos até há 60 000 anos, a população neandertal ocupava a Europa não glaciada.

Novas técnicas mais apuradas de datação provam que as pinturas murais encontradas em cavernas ibéricas foram feitas há muito mais de 40 000 anos, ainda antes da população europeia nativa estar confinada à Península Ibérica. Não poderiam portanto ter tido contacto com tribos Sapiens.

http://science.sciencemag.org/content/359/6378/912.full

Vem tudo na Science, e é uma revelação extraordinária, de grande alcance quer para a pré-História, quer para a História das Artes. Porque as pinturas não são casuais (simples manchas das mãos nas paredes) nem elementares, antes mostram algum grau de abstracção conceptual ! Ena ena. A História da Arte no planeta começou aqui ao lado, na Península ! O Eurocentrismo sempre tem alguma consistência, eh eh.

Há mais de 65 000 anos um Neandertal deu 'pinceladas' de ocre vermelho na parede de uma gruta, e assim surgiu o primeiro artista do mundo, urbis et orbis.
 
La Pasiega (perto de Bilbao)

A 'escada' de La Pasiega tem no mínimo 64 800 anos, contudo os animais devem ter sido desenhados mais tarde:

'A escada é um símbolo, um signo; não é um resultado da experiência, mas sim de uma convenção.'(João Zilhão)

Já aqui tinha referido as maravilhosas grutas Chauvet, no sul de França, com pinturas fantásticas de há cerca de 35 000 anos. Pois estas são de 25 000 anos antes ! As gravuras surgem em grutas de La Pasiega  (a 'escada' ) e Maltravieso ( a mão):

Mãos de Maltravieso (perto de Cáceres)

A mão de Maltravieso não é 'humana', se limitarmos a raça humana a descendentes do Homo Sapiens, na Europa só desde há cerca de 40 000 anos.

Num outro estudo, em que se tinham observado e datado conchas pintadas e furadas, descobertas também no sul de Espanha (Los Aviones), a estimativa com a nova técnica de datação aponta para 115 000 anos. São os adornos de concha mais antigos conhecidos.

As grutas com arte Neandertal.

Todos estes achados provam (alegadamente) que os Neandertais tinham já pensamento simbólico tal como os Sapiens, e que as duas espécies - ou, porque não, raças - eram indistinguíveis no que respeita às capacidades mentais. Assim dizem os Sapiens cientistas.

'Já não falta nenhuma qualidade humana básica aos Neandertais - o simbolismo era a última cota que não tinham alcançado.'

Parece que temos todos 2 a 4% de genoma Neandertal.
Lembrei-me desta:
https://www.youtube.com/watch?v=LewbP6vZwbg

Sem comentários: