domingo, 18 de agosto de 2019

Visitações em baixo :( , fingimento em alta


Ai ai, isto corre mal, por este andar fecho o Livro da Areia e vai para a prateleira. Não vem cá ninguém. Ando entre as 15 - 25 visitas, uma miséria, depois de uma temporada com o dobro disso.

Culpa minha (posts desinteressentes) ou simplesmente mudança de hábitos de quem cá vinha até há pouco? Silly Season ?


Na já terminada releitura de Ivanhoe, dei com esta citação de uma "old play", que afinal é apenas um poemazito moral escrito por Scott :

Say not my art is fraud—all live by seeming.
The beggar begs with it, and the gay courtier
Gains land and title, rank and rule, by seeming;
The clergy scorn it not, and the bold soldier
Will eke with it his service.—All admit it,
All practise it; and he who is content
With showing what he is, shall have small credit
In church, or camp, or state—So wags the world


          Não digas que é fraude a minha arte - todos vivem de fingir.
          O pedinte é assim que pede, e o cortesão
          Ganha terras e títulos, posição e poder, fingindo;
          O clérigo não desdenha, e o forte soldado
          Assim se poupará em serviço. - Todos o admitem,
          Todos o praticam; e quem está contente
          De se mostrar tal como é, não terá grande crédito
          na igreja, em campo, ou no estado - Assim corre o mundo.

[tradução minha]

Algumas coisas nunca mudam.

6 comentários:

SilverTree disse...

Eu às vezes sou preguiçosa para comentar, mas continuo a gostar de cá vir! (Muitas vezes vejo os posts através de um leitor de feeds (Feedly), e não sei se isso conta para as visualizações do blog.)
Um abraço

Fanático_Um disse...

Não feche o livro Mário, seria uma perda marcante para quem o muito aprecia. Há poucos espaços como este seu na net, onde sempre nos surpreendemos e aprendemos quando cá vimos.
Penso que a quebra de visitas é um fenómeno universal, agravada nesta parte do ano em que o tempo está mais convidativo a não ser passado em frente ao computador.
Os tempos são outros, a época alta dos bloques parece estar ultrapassada mas, para os resistentes, ainda são uma fonte grande de prazer e de conhecimento. Embora comente pouco, venho cá sempre que há um texto novo e sinto-me sempre mais rico depois de os ler.

Mário R. Gonçalves disse...

Obrigado, Silvertree, Fanático_Um, visitantes favoritos :)

Obviamente, não é de vós dois que me queixo. O vosso comentário é sempre bem-vindo, mas não faço questão, dou-me por feliz se vierem só de visita. Queixo-me sim dos mais de 20 que deixaram de vir, e pergunto-me porquê. Ficava satisfeito se fosse só devido à época de férias, veremos.

Retribuo o meu empenho em visitar os vossos blogues, sempre com gosto, e espero que não sintam tanto esta 'baixa de popularidade'.

Virginia disse...


Regressei hoje de férias e voltei a lê-lo. Devo dizer que é o único blogue que me satisfaz sempre. Tudo o que aqui leio é elevado e interessante. Seria egoísmo da minha parte dizer-lhe que não feche esta porta. Só os autores sabem o que fazer da sua obra...mas a verdade é que continuo a encontrar aqui o que não encontro em mais parte nenhuma da blogosfera. Salut!

Mário R. Gonçalves disse...

Salut, Virgínia, espero que as férias tenham sido boas e de alguma forma assim continuem. Cores e Movimento?

Anónimo disse...

O Livro de Areia é o meu blogue preferido. Em Agosto as pessoas ficam mais afastadas destas lides. Porque não aproveita esta calmaria blogosférica para criar um instagram?