A Rotista da Boavunda (trocadilho portuense) foi propriamente o "centro" do Porto que mais gravitei. Nunca fui muito Avenida dos Aliados, sítio inóspito e desabrigado, muito menos Batalha. Desde que vim morar no Porto, a minha zona passou a ser esta, Boavista e Foz. Nada de património antigo valioso, um trânsito difícil por causa de escolas e colégios, mas basta a música na Casa e a proximidade do mar para fazer esquecer o pior da cidade.
Casa da Música
É difícil dizer, e nunca ouvi, que é um edifício bonito, elegante, belo ou harmonioso; não, é o ´monstrinho' da Rotunda, um ovni simpático.
Até a grade do portão em frente é mais bonita.
À noite ganha aquele ar de nave espacial...Mas o 'conceito' de Koolhas vai por outro caminho, mais provocatório. Desde coisas manifestament horrendas, como as escadarias interiores, até à excelente acústica da sala e indo até à simpática cafetaria de paredes reentrantes.
Acima de tudo, concertos, como não podia deixar de ser, desde o mais vulgar e irrelevante até sessões sublimes inesquecíveis. Lembro-me por exemplo de um Sonho de uma Noite de Verão dirigido por Gardiner que hoje parece irreal ! Ou as sonatas de Haydn por Arthur Brendel...
Casa e Jardins de Serralves
Aqui há multidões com frequência, muitas excursões organizadas. nem sempre é fácil evitá-las agora, mas no princípio a visita era bem agradável, passando obrigatóriamente pela casa de chá no roseiral. Na verdade, senti muitas vezes que era o único sítio do porto onde me sentia "no estrangeiro", num local privilegiado ao alcance de gente com muito bom gosto e muita sorte na vida. Não tem nada a ver com o cinzento dos granitos sujos e rococós do Porto.
Casa de Chá.
Descendo a Avenida da Boavista, o lugar de vinte anos da minha vida.
Escola Clara de Resende
Continuando ao longo do Parque da Cidade, que fica para outra altura, chegamos à Foz.
A Pérgola
Se há obra com valor histórico e arquitectónico na Foz, é esta pérgola com balaustrada de 1930, única e já famosa. Confesso o meu fraquinho por este lugar, talvez seja mesmo o lugar que mais me diz em toda a cidade.
Seguindo para o rio, vamos ter ao Jardim do Passeio Alegre.
Este é o Porto mais apetecivel, bonito e moderno. Pela Europa fora sempre gostei de visitar os impecáveis centros medievais ou neo-clássicos das cidades, no Porto o antigo é o pior.
Fecho em beleza:
(continua)
1 comentário:
Fotografias excelentes. Serralves e a Pérgola estão entre os meus "favoritos". Esta zona do Porto é a que conheço melhor porque quando tenho que ficar mais que um dia, habitualmente pernoito num dos hotéis da Avenida da Boavista ou suas proximidades.
Já fui algumas vezes à Casa da Música, não desgosto do edifício que não está valorizado pelas áreas circundantes. Concordo que a Sala Suggia, a única que conheço, tem uma acústica excelente.
Enviar um comentário