sexta-feira, 28 de outubro de 2022

O Porto, a minha cidade - IV: Boavista e Foz


A Rotista da Boavunda (trocadilho portuense) foi propriamente o "centro" do Porto que mais gravitei. Nunca fui muito Avenida dos Aliados, sítio inóspito e desabrigado, muito menos Batalha. Desde que vim morar no Porto, a minha zona passou a ser esta, Boavista e Foz. Nada de património antigo valioso, um trânsito difícil por causa de escolas e colégios, mas basta a música na Casa e a proximidade do mar para fazer esquecer o pior da cidade.

Casa da Música

É difícil dizer, e nunca ouvi, que é um edifício bonito, elegante, belo ou harmonioso; não, é o ´monstrinho' da Rotunda, um ovni simpático.

Até a grade do portão em frente é mais bonita.

À noite ganha aquele ar de nave espacial...

... e com a luz certa a sala pode ficar banhada numa beleza etérea.

Mas o 'conceito' de Koolhas vai por outro caminho, mais provocatório. Desde coisas manifestament horrendas, como as escadarias interiores, até à excelente acústica da sala e indo até à simpática cafetaria de paredes reentrantes.


Acima de tudo, concertos, como não podia deixar de ser, desde o mais vulgar e irrelevante até sessões sublimes inesquecíveis. Lembro-me por exemplo de um Sonho de uma Noite de Verão dirigido por Gardiner que hoje parece irreal ! Ou as sonatas de Haydn por Arthur Brendel...

Casa e Jardins de Serralves

Aqui há multidões com frequência, muitas excursões organizadas. nem sempre é fácil evitá-las agora, mas no princípio a visita era bem agradável, passando obrigatóriamente pela casa de chá no roseiral. Na verdade, senti muitas vezes que era o único sítio do porto onde me sentia "no estrangeiro", num local privilegiado ao alcance de gente com muito bom gosto e muita sorte na vida. Não tem nada a ver com o cinzento dos granitos sujos e rococós do Porto. 


Obra maior de Marques da Silva, o arquitecto que deu ao Porto muito do seu melhor.




Suponho que "toda a gente" já lá foi, não preciso de ilustrar muito. Tenho boas memórias de lanches na linda

                              Casa de Chá.





Descendo a Avenida da Boavista, o lugar de vinte anos da minha vida.

Escola Clara de Resende



Entretanto foi 'beneficiada' por um programa de renovação.

Continuando ao longo do Parque da Cidade, que fica para outra altura, chegamos à Foz.

A Pérgola

Se há obra com valor histórico e arquitectónico na Foz, é esta pérgola com balaustrada de 1930, única e já famosa. Confesso o meu fraquinho por este lugar, talvez seja mesmo o lugar que mais me diz em toda a cidade.





Seguindo para o rio, vamos ter ao Jardim do Passeio Alegre.

O Chalet Suísso de 1847 é um antigo quiosque.

A melhor vista da Foz do rio Douro é a da cafetaria no terraço do Hotel.


Do terraço vê-se o Forte S João da Foz, o Clube de Ténis e depois a foz do rio com os faróis e o cabedelo.


Este é o Porto mais apetecivel, bonito e moderno. Pela Europa fora sempre gostei de visitar os impecáveis centros medievais ou neo-clássicos das cidades, no Porto o antigo é o pior.

Fecho em beleza:

(continua)




1 comentário:

Fanático_Um disse...

Fotografias excelentes. Serralves e a Pérgola estão entre os meus "favoritos". Esta zona do Porto é a que conheço melhor porque quando tenho que ficar mais que um dia, habitualmente pernoito num dos hotéis da Avenida da Boavista ou suas proximidades.
Já fui algumas vezes à Casa da Música, não desgosto do edifício que não está valorizado pelas áreas circundantes. Concordo que a Sala Suggia, a única que conheço, tem uma acústica excelente.