domingo, 26 de abril de 2009

Lenga-lengas da infância

Entretive-me recentemente a recolher algumas das cantilenas da minha infância, às quais associo memórias de sítios e pessoas, de verões , jardins e família... Suponho que algumas ainda se usam nos jardins de infância.
É curioso que ainda as acho bonitas. Não sei se se passa com a maioria das línguas, mas o português presta-se muito a estes jogos de sons , ritmos e palavras. Só transcrevo algumas - por recordação minha ou dos meus próximos. Mais alguém quer colaborar ?

O gato maltês
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
E falava francês
Queres que te conte outra vez?

Nove vezes nove, oitenta e um
Nove vezes nove, oitenta e um
Sete macacos e tu és um

Pim, pam, pum
Pim, pam, pum
Cada bola mata um
Da galinha p’ró perú
Quem se livra és tu!

O Preto
Truz, truz!
Quem é?
É o preto que quer café
Quanto custa? - Um tostão
Vá-se embora seu ladrão

Tempo
O tempo perguntou ao tempo
Quanto tempo, o tempo tem
O tempo respondeu ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto o tempo o tempo tem

Cai neve, cai neve
Cai neve, cai neve
Cai neve no jardim
Branquinha cobre o chão e então
Tudo é branquinho assim.

Atirei o pau ao gato
Atirei o pau ao gato to to
Mas o gato to to
Não morreu eu eu
Dona Chica ca ca
Desmaiou ou ou
Com o miau com o miau
Que o gato deu :
Miau !

Tão, baladão,
Tão, baladão,
Cabeça de cão.
Orelhas de gato,
não tem coração.

Lá vai uma, lá vão duas
Lá vai uma, lá vão duas,
Três pombinhas a voar
Uma é minha, outra é tua
Outra é de quem a apanhar.

Sarapico, pico, pico
Sarapico, pico, pico
Quem te deu tamanho bico
Foi a Gata Borralheira
Que come ovos com manteiga.

Os cavalos a correr
Os cavalos a correr,
As meninas a aprender.
Qual será a mais bonita
Que se vai esconder?

Mão morta, mão morta
Mão morta, mão morta
Vai bater aquela porta.

Um barquinho pequenino
Era uma vez um barquinho pequenino
 Que andava sempre sempre a navegar
 Passaram-se uma, duas, três semanas
   E o barquinho sempre, sempre a navegar

Sem comentários: