sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ralf Dahrendorf - o liberal não alinhado


Faleceu Ralf Dahrendorf, sociólogo alemão, nascido em 1929, deputado no Reino Unido, onde residia. A 11 de Julho de 2007 foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.


A hipótese de Dahrendorf estabelece que a diversidade é desejável nas políticas económicas, diversidade no espaço e no tempo de acordo com as necessidades locais.

Dahrendorf argumenta que as sociedades são diferentes umas das outras, e um conjunto único de políticas não estará bem adaptado a todas elas. Dahrendorf opõe-se a perspectivas tradicionais que de alguma forma implicam que um só sistema de políticas económicas deveria ser implementado globalmente.

O "liberalismo" de Dahrendorf está aberto à mudança, mas respeita a tradição; favorece a escolha individual, mas está contra o individualismo exacerbado; está do lado dos mercados livres e da propriedade privada, mas opõe-se à destruição do "terceiro sector", que o autor encara como indispensável a uma sociedade civil forte.


Dahrendorf apresenta-se como "um intelectual que continua a querer convencer os outros da "singularidade da verdade", sem confiar em ninguém que afirme possuí-la" .

“Democracia é o que permite substituir os que estão no poder sem uso de violência.”

“A Democracia é um conjunto de instituições destinadas a dar legitimidade ao exercício do poder, dando uma resposta coerente às seguintes três questões:
• Como efectuar mudanças sociais sem violência?
• Como, através de sistemas de verificaçõe e equilíbrios, podemos controlar os que estão no poder de forma a garantir segurança contra o seu abuso?
• Como pode o povo – todos os cidadãos – ter uma voz no exercício do poder?"

A Definition of Democracy, Journal of Democracy

Sem comentários: