Será uma sorte grande ouvir em concerto uma obra como esta, para dois pianos e orquestra. As questões logísticas e os contratos de dois pianistas (incluindo ensaios conjuntos) encarecem imenso o custo da realização.
Só que neste caso é uma pena: o 2º concerto para 2 pianos, em La, de Mendelssohn é muito belo e quase nunca tocado; a gravação de referência para mim é a de Katia e Marielle Labèque (1993) com a Philarmonia, dir Semyon Bychlov - quem gosta de concertos para piano não a pode dispensar.
Historicamente um pouco desprezado pela crítica e considerado obra menor por não trazer nada de novo e dar pouco trabalho aos pianistas (!), e ainda por ter um pouco tirado daqui e dali (o melhor classicismo vienense, Beethoven, Mozart), deixa-me um gosto a obra prima falhada por pouco - era só um nadinha mais de esforço e inspiração e chegava lá; mesmo assim, um deleite para os ouvidos, quem dera que fossem assim perfeitas, elegantes, delicadas, fluentes, todas as obras menores que por aí se tocam a abrir concertos.
Há uma versão decente no youtube, cá vão o 1º e o 2º andamentos:
Genova & Dimitrov, orq. rádio de Munique
(1)
Mais dados na Wikipedia, aqui
3 comentários:
um pouco tirado daqui e dali é mesmo a melhor descrição: um bonito pastiche.
só troco bonito por belo :)
Concordo com a Gi: bonito.
Enviar um comentário