domingo, 13 de fevereiro de 2011

obras pouco ouvidas: Mendelssohn para 2 pianos

Será uma sorte grande ouvir em concerto uma obra como esta, para dois pianos e orquestra. As questões logísticas e os contratos de dois pianistas (incluindo ensaios conjuntos) encarecem imenso o custo da realização.

Só que neste caso é uma pena: o 2º concerto para 2 pianos, em La, de Mendelssohn é muito belo e quase nunca tocado; a gravação de referência para mim é a de Katia e Marielle Labèque (1993) com a Philarmonia, dir Semyon Bychlov - quem gosta de concertos para piano não a pode dispensar.

Historicamente um pouco desprezado pela crítica e considerado obra menor por não trazer nada de novo e dar pouco trabalho aos pianistas (!), e ainda por ter um pouco tirado daqui e dali (o melhor classicismo vienense, Beethoven, Mozart), deixa-me um gosto a obra prima falhada por pouco - era só um nadinha mais de esforço e inspiração e chegava lá; mesmo assim, um deleite para os ouvidos, quem dera que fossem assim perfeitas, elegantes, delicadas, fluentes, todas as obras menores que por aí se tocam a abrir concertos.

Há uma versão decente no youtube, cá vão o 1º e o 2º andamentos:

Genova & Dimitrov, orq. rádio de Munique

(1)

(2)

Mais dados na Wikipedia, aqui

4 comentários :

Gi disse...

um pouco tirado daqui e dali é mesmo a melhor descrição: um bonito pastiche.

Mário disse...

só troco bonito por belo :)

Gi disse...

:-)

Paulo disse...

Concordo com a Gi: bonito.