domingo, 13 de março de 2011

Bolonha: 1 - as arcadas



De regresso ao país dos deolindos e dos gel, para não falar das reformas congeladas, porca miseria.

Bolonha é uma cidade vibrante de vida. A universidade ajuda, povoando as ruas de uma alegre e ruidosa juventude, mas os naturais entregam-se com intensidade à dolce vita das esplanadas, de dia e de noite (são aquecidas!), passeiam pelas ruas ladeadas de arcadas em todo o centro histórico, onde a chuva ou o calor não incomodam e se pode andar descontraidamente às compras, aos cafés, às pastelarias, a petiscar, ou simplesmente parar a conversar. As ruas mais estreitas estão restritas a bicicletas e motociclos.

Uma instituição da cidade é o menu das 6 :

Um copo de vinho e um pratinho que se pode encher a gosto no buffet exposto. Claro que as sucessivas casas rivalizam no buffet para atrair clientes. A 6 € ?! E ganham bem mais que nós... e que dizer se a segunda dose de buffet era a 3,5 € ? ! Inclui por exemplo batatinhas no forno com azeite e oregãos, quadrados de pizza (claro), saladas de arroz basmati e legumes, massas de todo o tipo, guisado de feijão com tomate, panadinhos de frango, de marisco...



AS ARCADAS

Ladeando as ruas, estreitas ou largas, há-as para todos os gostos, desde as medievais (raras, em madeira), renascentistas, neoclássicas, percorrendo toda a cidade antiga.

Exemplos (note-se que em geral havia multidões, procurei só tirar fotos sem gente...):






Na zona da universidade...

...na biblioteca do Archiginasio...

...e até no interior da imponente catedral barroca

Negativo: paredes encardidas de sujidade, papéis e cartazes colados e há muito rasgados, contentores do lixo horríveis, grafittados, poluindo visualmente zonas históricas. Decididamente, ali não se gasta dinheiro a embelezar fachadas ou rotundas, ou a renovar os pisos das estradas, deploráveis. Gasta-se muito, isso sim, a vestir bem. E que bem !

4 comentários :

Gi disse...

Mas as fotos das arcadas, lindíssimas!

Alberto Velez Grilo disse...

Que linda fotos, Mário!

Paulo disse...

Lindas. Apetece ir já para lá.

Mário disse...

obrigado! Mais virão...

Enviar um comentário