Alguém mais viu a Carmen de Isabel Mallaguerra, no Rivoli do Porto, em 1984?
Foi a minha primeira ópera! E como fiquei entusiasmado - a Elsa Saque (Micaela) pareceu-me esplêndida , mas a Mallaguerra era de cair para o lado! Que voz, que presença, que vulcão! Lembro-me da força expressiva, da projecção - já não sei dizer se o canto era correcto ou não aqui ou ali. Na altura, ela substituía, em alternativa, a Fiorenza Cossotto, talvez mais ágil na voz mas com certeza menos aguerrida...
Sou capaz ainda hoje de defender que foi a melhor aproximação a uma "diva" de ópera que presenciei. À saída, senti que nunca mais esqueceria aquela récita, e é verdade. Também estava muito bem encenada (Carlos Avilez).
Possivelmente a Carmen foi o maior êxito da carreira da Mallaguerra - unanimidade da critica nacional - que viria a dedicar ao ensino do canto grande parte da sua vida. Homenagem lhe presto.
7 comentários:
Er... não. Mas vi Elsa Saque como Micaela uns bons anos mais tarde. A Elsa Saque estava sempre muito bem. Foi uma pena a sua voz ter sido tão pouco aproveitada. E tinha ideia de ter visto Isabel Mallaguerra num "Trittico". Achei o programa e lá estava ela como Abadessa em "Suor Angelica". Um papel pequeno, que não permitia avaliar os seus dotes, hélas!
Devo ter sido sortudo, por uma vez, em assistir a essa Carmen.
Também não me consta que tenha tido outro sucesso assim.
Paulo, guarda programas asim antigos, anos 70-80? Bem gostava de reaver alguns que se extraviaram...
Quando os encontro fico muito contente. Contudo, nem sempre se dá esse caso. E nos últimos tempos só compro o programa quando me parece valer a pena, tipo uma coisa que eu queira mesmo recordar mais tarde. Nos últimos anos, muitos foram os espectáculos a que assisti de cujos elencos nem quero ouvir falar. Felicito-me por não ter esses programas.
Ainda guardo o do primeiro "Rigoletto" (1986). Depois, muitos, a partir de 1987/8. Tenho um carinho especial por uma boa série deles: Gwyneth Jones na Aula Magna, "Manon Lescaut" com a Zampieri, "Werther" com Kraus e Cotrubas (e outra vez a Saque), "Lucia" com Sutherland e Kraus, os vários concertos do Scholl, da Maria João Pires, o "Lohengrin" com Waltraud Meier... a ordem é quase aleatória.
Se o Mário pedir às respectivas instituições talvez consiga reaver alguns programas.
"Lucia" com Sutherland e Kraus !!!!!!!!!!!
Não podia concordar mais consigo - muitos não valem a pena. Mas que bela colecção, Paulo!
Os meus estão guardados de forma pouco acessível. Tenho papeis de mais, caixas e caixas de programas e recortes... acho que vou dedicar uns dias a rever/seleccionar o que tenho.
É uma colecção razoável :) Mas, como lhe digo, nem sempre encontro os programas que procuro. Também já se me devem ter extraviado alguns.
@ Paulo: Lucia com a Sutherland e o Kraus? Em Barcelona? Com os dois já com mais de 60, mas maravilhosos como sempre?
Essa mesmo, Alberto.
Enviar um comentário