domingo, 21 de julho de 2013

Kent & Sussex , III : Castelos e jardins floridos


Este vai ser um post florido de muitas cores. Talvez um dos mais bonitos de sempre aqui no Livro - exceptuando os de poesia, claro.

Três castelos - Sissinghurst, esguio e apalaçado, Herstmonceux, grandioso e bem proporcionado, e Bodiam, uma fortaleza - e outros tantos jardins, foram um dos pontos altos desta minha estadia inglesa. Canteiros e flores, havia-os por toda a parte: nos pequenos quintais das moradias, nas bermas de estrada, nos floreiras de rua ou suspensas de postes de iluminação...


O Kent é o jardim de Inglaterra, dizem eles, mas o Sussex não fica atrás.

Jardim de moradia, Leigh

Mas o maior encanto são os jardins de castelo !

Comecemos por Bodiam, o menos florido mas muito bem enquadrado por um largo fosso e jardins relvados salpicados de monumentais carvalhos.

Bodiam é um castelo medieval do séc XIV, construído para a defender o litoral sul contra invasões francesas durante a guerra dos 100 anos. Nunca serviu para tal.

É de planta quadrangular, sem torre de menagem; os aposentos ficavam nas torres, ao longo dos muros e no pátio interior. Com invulgar conforto, dispunha de 33 lareiras e 24 lavabos com saneamento (para o fosso circundante).
Apesar da aparência, as paredes não tinham espessura suficiente para resistir a artilharia. Abandonado, entrou em ruína e só recentemente foi recuperado.

Enormes carvalhos centenários dão sombra aos relvados circundantes.

Sissinghurst, Kent

O castelo é só isto - uma torre-mansão isabelina (séc XVI) , com uma sala de chá lá no alto - e já estava fechado.

Também desta vez só por sorte pudemos ter acesso ao jardim. Atrasos, estradas complicadas, e chegámos às 6 da tarde (fechava às 4h ) sem esperança. Outra vez, muita gente bem vestida a beber champanhe... o castelo tinha fechado mas havia um evento particular , muito "posh" - Aston Martins, Maybachs, Jaguars e assim.
Como estava tudo "aberto" aos participantes, não foi difícil agir como "infiltra" e, jogando às escondidas, ir disfrutando o fim de tarde entre relvados e molduras de belos arranjos florais.





O caramanchão de rosa mulliganii, no jardim branco:

Até as sebes e cancelas têm encanto - aliás, adoro cancelas, são uma beleza na paisagem rural.

Havia ainda uma antiga quinta, com um conjunto de Oast Houses - as edificações típicas da zona onde se secava o lúpulo antes de fermentar, recorrendo a fornos aquecidos a carvão, dotadas de chaminés especiais de ventilação.

Herstmonceux, Surrey

Construído por um cavaleiro abastado e ostentativo no séc. XV, foi a mais luxuosa moradia do país na altura. É um castelo Tudor, todo em tijolo, o mais antigo edfício em tijolo do país (~1441), que foi utilizado durante anos no século XIX pelo Royal Greenwich Observatory (ainda lá estão os telescópios), e acabou agora comprado pela Queen's University do Canada.

Já apareceu em vários filmes, como as séries de Narnia, os Harry Potter...

Este sim, uma magnífica construção, ao mesmo tempo sólido, equilibrado e de bela arquitectura.

------------------------------
Aqui encontrei os jardins mais lindos que já vi. São recintos e mais recintos, separados por sebes ou muros forrados de flores,  com magníficos arranjos.

Entrada:

O Roseiral

Algumas esculturas pontuam o jardim
(Vale a pena ampliar)

O jardim das borboletas


E de facto elas andavam lá - borboletas castanhas malhadas.

Espaço Zen
Camomila
Não sei o que é , mas são fantásticas

e nunca mais acaba...


O Jardim Mágico


Outro mundo, subitamente
Sim, ouviam-se as fadas a esvoaçar mansinho.
A magia anda no ar

Na hora de sair, havia, claro, uma casa de chá.

Se há dias felizes, este foi um deles. 



Adorei.

3 comentários :

Gi disse...

Muito bonitos, Mário; aliás os ingleses fazem jardins lindíssimos, com as cores e as texturas muito bem combinadas. Gosto muito.

Paulo disse...

O que eu gosto de jardins ingleses, com aquele ar aparentemente descuidado, como quem deixa a Natureza ocupar-se de tudo.

Obrigado pela partilha, Mário.

Mário disse...

É um gosto partilhar com quem aprecia, Gi e Paulo :)

Enviar um comentário