quinta-feira, 25 de julho de 2013

Kent & Sussex , IV :
- A costa de Eastbourne, paisagem e história


Talvez a melhor área balnear e paisagística da costa do Sussex seja a parte litoral do 'South Downs National Park', em torno de Eastbourne.


Esta estância elistista da belle-époque vitoriana exibe uma frente de hotéis e residências a lembrar as da Côte d'Azur,  e o mais magnífico dos "piers" (pontões sobre estacas mar adentro) que até hoje visitei na costa inglesa. Impressiona a limpeza e o bom estado de manutenção, tanto do pier como da marginal. Mas há mais.

O Pier de Eastbourne

Construído entre 1866 e 1872, com trabalho em ferro do melhor que se fazia na altura, e ancoramento elástico para resistir ao mau tempo.




A glória da 2ª era do ferro !

Dolce far niente à inglesa

A frente marítima de Eastbourne

Vista do alto de Beachy Head
Passa por mediterrânico...

Gente famosa que por aqui andou: Charles Dickens na sua juventude; Conan Doyle nasceu perto e frequentou o passeio marítimo; o explorador polar Ernest Shackleton tinha residência em Eastbourne; Debussy compôs La mer no Grand Hotel, em 1905.
Mas, mais inacreditável,  Karl Marx e F. Engels passavam aqui longas temporadas ! As cinzas de Engels foram espalhadas pelo mar do alto da falésia em Beachy Head, a seu pedido...

A aldeia de East Dean

Um casario bonito no meio de relvados e jardins, num vale viçoso e ondulante.


Casa de retiro de Sherlock Holmes, “a small farm upon the Downs, five miles from Eastbourne”, segundo Doyle.

Doyle nasceu perto daqui, no East Sussex.

Fim de uma tarde quente na Tiger Inn, onde se junta toda a comunidade, e que bem me soube half a pint.

As falésias brancas

Desde Eastbourne para poente, estende-se uma falésia vertical de calcário branco (giz); ao fundo, praias de difícil acesso; no alto, um percurso de planalto ondulado coberto de erva, seara de espigas e árvores esparsas..

Parece que se contam sete "ondas" de falésia, daí o nome.


Situada nos arredores de Glyndebourne (festival de ópera) e Herstmonceux (castelo e jardins), numa costa precipitosa e coberta de verdura, Eastbourne é o centro urbano mais atraente deste litoral.

Sobre Lewes, cidadezinha mais próxima de Glyndebourne, escreverei em breve.

2 comentários :

Enviar um comentário