sexta-feira, 28 de julho de 2017
Retratos de Cézanne no Orsay
Para quem puder andar aos saltinhos de avião, este ano há duas grandes exposições de Cézanne: uma no Musée d'Orsay, em Paris, e outra em Martigny, Suíça, na Fundação Gianadda.
Não vou poder vê-las, por isso apeteceu-me uma visita virtual aos Retratos, alguns pouco conhecidos, expostos no Orsay.
Gosto muito das naturezas mortas de Cézanne, os retratos entranham-se mais lentamente. É pela cor que Cézanne transmite o carácter do retratado. As pinceladas são de génio, conseguir dar cor e vida com traços tão grossos (como Van Gogh) é estranho e espantoso. Os azuis então são divinos.
Louis-Auguste Cézanne, pai, lendo l'Evénnement, ~1866
Portrait du fils de l'artiste, 1882
Portrait de Madame Cézanne, 1888
Le garçon au gilet rouge, 1890
Portrait de Joachim Gasquet, 1896
Cézanne não queria nos retratos dar uma imagem fiel, favorável, nobre ou formosa, da pessoa que pintava; os traços rudes e as cores intensas procuram desvendar uma dimensão mais psicológica vista pela intuição do pintor.
Paysan en blouse bleue, 1897
Le joueur de cartes, étude, ~1892
Les Joueurs de cartes, 1895.
Portrait de l'artiste au Béret, 1898 - a depuração e a tranquilidade dos últimos anos.
Quanto às paisagens da fundação Gianadda, deixo só uma, talvez venha a dedicar-lhe aqui outra publicação.
La Montagne Sainte-Victoire vue du pont de Bayeux à Meyreuil, 1887
Cézanne teve duas obsessões em vida: Zola, amigo de infância que o salvou de outra sorte com o apoio desvelado à sua carreira de pintor, e mais tarde, por mau feitio, quase o destruiu ao querer convertê-lo a escritor e tê-lo descrito como pintor falhado (*); e a montanha Sainte-Victoire, perto de Aix-en-Provence, que pintou a todas as horas possíveis, a todas as luzes e de todos os ângulos. "Elle s'évapore, se fluidise. Elle participe toute bleutée à la respiration ambiante de l'air".
Mais: Figaro hors-série - Cézanne, Junho 2017
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(*) Em L'Ouevre, romance do falhado Zola que Cézanne, magoado, devolveu antes de cortar relações.
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