domingo, 2 de julho de 2017

O beauteous Queen


Esther é uma das menos conhecidas oratórias de Handel; foi a sua primeira, escrita em 1718 e logo revista em 1720, mais tarde adaptada e ampliada para concerto em 1732. A narrativa biblica foi inspirada no drama "Esther" de Jean Racine (1689).

Longamente injustiçada, tem desde 2012 mais uma gravação à altura pelos Dunedin Consort, o excelente agrupamento irlandês dedicado à  música antiga dirigido por John Butt.
É a versão de 1720 que os Dunedin interpretam nesta gravação.

Destaco esta ária magnífica cantada pelo tenor James Gilchrist:



[Ahasuerus, rei da Pérsia]
O beauteous queen, unclose those eyes!
My fairest shall not bleed;

Hear love's soft voice that bids thee rise
And bids thy suit succeed.
Ask, and 'tis granted from this hour,
Who shares our heart shall share our power.



7 comentários:

Anónimo disse...

O que é que a blogosfera fez tão bem para merecer um blog como o seu, Mário? Vir aqui é o meu momento de higiente intelectual.

Noutro registo completamente diferente...
Parece que determinado sítio ameaça regressar, Mário. Mas não é em blog, é somente um registo de algumas cartas que envio. Fica no endereço de sempre.

Mário R. Gonçalves disse...

Contentíssimo por ter gostado, humming. Somos cada vez menos, acho.

Virginia disse...



Se não fosse este blogue, acho que nunca vinha à blogosfera. Aqui aprendo sempre e aquilo de que mais gosto, Música e Cultura, Viagens, Beleza, enfim...

Mário R. Gonçalves disse...

:) Virgínia, há centenas, milhares de blogs mil vezes melhores. Se tiver pachorra de procurar...

Anónimo disse...

Mário, Parece-me que surgiu uma onda de blogs novos. Não fazem muito o meu género, mas são pessoas que escrevem (muito melhor do que eu e) pelo gosto de ter um blog, em vez de um facebook-blog-editorial. Assim de repente penso no xilre como exemplo.
Recentemente descobri o Traços Locais, que me consquitou à primeira com este post.

Mário R. Gonçalves disse...

Gostei do Traços Locais ! obrigado !
Dos que descobri recentemente, destaco o Bensozia, que ja vem de 2008 ! :

http://benedante.blogspot.in

Anónimo disse...

Gostei do Bensozia, mas o que levo no bolso é o blog que esse linka, http://jeffreygardens.blogspot.pt/ .
Obrigada!