O título não pode ser mais convidativo neste Agosto, mas os nove CDs 'Al Fresco' em edição cartonada da Archiv são tanto uma preciosidade histórica de coleccionador como uma belíssimo conjunto de gravações que sabe bem voltar a ouvir, com a frescura das interpretações inovadoras de finais do séc. XX em instrumentos de época. As capas de Matisse fazem parte da magia.
O Dixit Dominus de Handel por Simon Preston, por exemplo, com as magníficas vozes de Arleen Auger e Lynne Dawson:
Matisse, La Négresse
Ou o Salve Regina de Hasse pela Musica Antiqua Köln, de Reinhard Goebel, com as saudosas Bernarda Fink e Barbara Bonney:
Matisse, Vigne
São clássicos que se mantêm como referência. E que dizer das aquáticas Sonatas de Scarlatti com Trevor Pinnock ao cravo ?
Matisse, Acanthus
Um dos melhores é a Gloria de Vivaldi pelo English Concert do mesmo Pinnock e Nancy Argenta a cantar como uma sereia de cristal:
Matisse, Nuit de Noël
Também se ouve bem Pierre Fournier nas Suites para Violoncelo de Bach, neste caso uma leitura 'antiquada', quase romantizada.
Matisse, Nu bleu debout
Menos conseguidos, os quartetos de piano com o radical Malcom Bilson na feia pianola de época, um exagero historicista:
Matisse, Coquelicots
Canções a capella de Guillaume de Machaut (séc. XIV), pelo Orlando Consort:
Matisse, La pérruche et la sirène
Amostras para audição:
Prelúdio da suite nº 1 de Bach por Fournier:
Gloria de Vivaldi pelo English Concert:
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