segunda-feira, 4 de março de 2019

Julia Lezhneva sublime: Vivaldi e Handel


Duas árias lindíssimas do séc. XVIII, dois génios - Vivaldi e Handel, ambos a compor em Itália - e uma voz de esmeralda: Julia Lezhneva, da Ilha Sacalina (Sakhalin) no extremo oriente russo. Juntos aqui no Livro de Areia, no séc XXI, :)

Griselda é uma ópera, ou Drama per Musica, de Vivaldi com libreto de Goldoni (1701) que é raramente levada à cena, sendo mais conhecida pela ária "Agitata da due Venti", sobretudo na interpretação de Cecilia Bartoli. Mas Julia Lezhneva tem um timbre mais bonito:



Agitata da due venti,
freme l'onda in mar turbato
e ‘l nocchiero spaventato
già s'aspetta a naufragar.

                          Agitada por dois ventos
                          treme a onda em mar revolto
                          e o timoneiro aflito
                          já espera naufragar

Mas se a Deutsche Opera Berlin está muito bem a acompanhar  a Agitata, melhor ainda está Giovanni Antonini e o Giardino Armonico nesta ária de Handel, "Tu del ciel ministro eletto", que faz parte de "Il Trionfo del Tempo e del Disinganno", o seu primeiro oratório, composto em 1707 em Roma. Divinais, mesmo, Lezhneva e Antonini:
 

Tu del Ciel ministro eletto
non vedrai più nel mio petto
voglia infida, o vano ardor.


2 comentários:

Fanático_Um disse...

Obrigado por partilhar estas duas magníficas árias. Já tive oportunidade de ouvir a Julia Lezhneva ao vivo por duas vezes, uma delas em Lisboa, na Gulbenkian em 2014, num programa inteiramente preenchido por obras de Händel. Foi fantástica.

Mário R. Gonçalves disse...

Também a ouvi duas vezes, mas confirmei agora que a Julia está com a voz em plena forma. Quem dera ela cá regresse.