terça-feira, 12 de março de 2019
Os lacados de Takahashi
Soube pelo blog Bensozia deste artista japonês que se dedicou à gravura e pintura sobre placa lacada. Parte do texto que aqui coloco foi adaptado desse site.
Tampa de caixa lacada 'Toi Kioku Bubun' (~Distante parte da memória )
Setsuro Takahashi (1914 - 2007) criou as suas obras na tradição da arte urushi, que há séculos produz no Japão caixas e cofres com gravura em tinta de laca procuradas em todo o mundo, algumas atingindo preços muito elevados em leilão. As peças de Takahashi são únicas e muito difíceis de encontrar; talvez por isso a sua arte é pouco conhecida fora do Japão; mas no seu país foi-lhe dedicado um belíssimo museu.
'Hana', Flores, 1970
Shokei, 1980
Takahashi começou a trabalhar em urushi à volta de 1930. O seu primeiro trabalho exposto é de 1940, mas o principal da sua obra foi produzido nas décadas de 1980 e 1990. Tornou-se então popular no Japão, houve até estações de combóio e do metro decoradas com cerâmicas de sua autoria; mas notabilizou-se mais pelas gravuras em folha de ouro e cores intensas sobre placas de laca negra.
Regressão de Constelações, 1986
Constelação Kirameki, 1988
O Museu Takahashi Setsuro de Azumino
Muitas das obras de Setsuro estão expostas no Museu Setsuro, em Azumino. O próprio Museu é uma bela obra de arquitectura japonesa, integrado num jardim envolvente.
Urushi é um tipo de laca produzida a partir da seiva da árvore da laca japonesa. Com uma história que remonta ao período Jomon (13.000 a.C. - 400 a.C.), é desde então usada como revestimento e decoração e também em utensílios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário