quarta-feira, 5 de junho de 2019

2 de Junho, poema de Liu Xia


2 de Junho,1989
                                               — para Xiaobo

Este tempo não promete nada de bom,
pensei para mim
sob o sol escaldante.

De pé atrás de ti
dei-te palmadinhas na cabeça
o teu cabelo em escova picou-me a palma
sensação estranha

Nem tive tempo sequer
de te dar uma palavra antes que fosses
personagem das notícias,
toda a gente a olhar para ti
e eu estava esgotada,
à margem da multidão

a fumar
de olhos levantados para o céu.

Um novo mito, talvez,
nascia ali
mas o sol cegava tanto
que me impediu de o ver.

                                                      Liu Xia


1 comentário:

Belinha Fernandes disse...

Obrigada pela sugestão deste poema que não conhecia! Vou acrescentar um link no meu blogue, nas sugestões de leitura da minha postagem sobre Tiananmen.