quarta-feira, 22 de julho de 2020

As praias da minha vida - Baleal, Barcela, Pragueira, Anse du Croc, Ré, Kinghorn, Bamburgh e as outras


Não me vou lembrar de todas, e nada recordo do Algarve com os meus pais a não ser uma forte ventania; dessa época, as melhores recordações são da Foz do Arelho, junto à lagoa. Mais tarde, muito mais tarde, comecei a praia por minha conta no Baleal, a norte de Peniche.

A espectacular praia norte do Baleal, onde se entrava devagarinho mar adentro, sempre com pé - e que água aquela !

Foram anos seguidos de enlevo, mas o Baleal acabou estragado pela multidão. Perto dali, a alternativa mais simpática que deixou saudades foi S. Pedro de Moel, com uma bela praia de maré vaza a norte, e um excelente arroz de tamboril. Na zona de Sintra, fui pelo menos 3 anos para a Praia Grande, onde a gulodice eram as bolas de Berlim na praia: nunca mais comi tão boas. Quando descobri as praias das Rias Baixas galegas, foi uma revelação; a da Barcela, no Grove, foi a favorita; ao lado, a Area Grande para caminhar; também visitava a Lanzada, mas sobretudo a Pragueira, espantosa na maré vaza.

As águas transparentes e sossegadas, a areia pura e limpa da Barcela.


A Pragueira:

E quase esquecia as gloriosas praias da ilhas Cies e Ons !

Gostei muito de Tossa de Mar, detestei as praias de Barcelona e da Andaluzia; em Maiorca e Minorca ('Es Talaier'), estive em praias de visita por uma tarde. Mais longe, fui até à beira-mar rochosa em Hvar na Croácia (ainda era Jugoslávia) e Korčula; e até em Atenas dei um salto à praia em 1990...

Mas na 'estranja' o melhor foram duas temporadas na favorita Ilha de Ré, onde afinal se está sempre à beira mar, mesmo a passear pelas ruas.




Belíssimas são as praias da cintura dourada na Bretanha, na Côte de Granit Rose, desde Saint Malo, indo para poente. Foi em 2014, uma das passeatas que mais gosto me deram.

A requintada plage du Bon Secours, virada a norte para o Canal. Imperdível degustar uma taça de branco de Nantes :)


A cinematográfica Saint Lunaire de Rohmer, vazia:




Plage de La Fosse, vista do alto do caminho cénico costeiro.

Na estrada do Cap Fréhel sucedem-se praias maravilhosas, com um percurso panorâmico pelos topos, no meio da vegetação de mar. Numa delas, La Anse du Croc, talvez a mais linda onde já estive, passei a tarde com uma banhoca memorável.


O carro ficou na estrada, pertinho, e descemos a pé.


Lá em baixo na praia andava um grupo a cavalo ao longe, na orla do mar.



Uma tarde que valeu por muitas.

Agora praias do Norte; Brighton em 2013, de cadeirinhas no areal.


Para quem gosta, também se faz praia no famoso Pier.

Estive há pouco na Escócia, em Kinghorn:

Cenário mediterrânico a norte de Edimburgo.

É diferente, é.

Subi à alta duna em Bergen aan Zee, no Báltico holandês, em 1991; estive uma tarde de calor em De Haan na Bélgica, onde saboreei uma 'Charles Quint', a melhor cerveja do mundo; também um caloraço me levou à praia de Bellevue em Klampenborg, a norte de Copenhaga; e finalmente no nordeste inglês, deambulei no areal de Bamburgh em 1995.


Uma caminhada inesquecível sob protecção do imponente Castelo.

https://englandsnortheast.co.uk/bamburgh/ 

----------------------------------------
Agora fico por aqui, na Estrela do Mar.




2 comentários:

SilverTree disse...

Que maravilha, esta publicação!
O Baleal é a praia que mais me marcou até hoje, e tem um lugar sentimental que dificilmente será substituído. Ainda consegui aproveitá-la dois ou três anos antes de se estragar. Ainda assim dou por mim a voltar de vez em quando, mesmo sabendo o que me aguarda.

Mário R. Gonçalves disse...

Deve ser óptimo fora da época balnear. Foi lá a minha primeira otite por água de mar e a minha primeira picada de peixe-aranha - lembra-se? Havia muito no Baleal-norte, com a areia ondulada do fundo do mar. E o peixe grelhado no restaurante da praia... os passeios na 'ilha'...