Que o planeta está sobrepovoado, é a sensação que tenho no dia a dia, e de que muitos se queixam: gente de mais. Sofre quem vive nas cidades da Europa, Estados Unidos, Índia, Ásia do Sudeste, Brasil. Sufoca-se.
Mas contra a sensação de sobre-população, város artigos da revista Nature mostram outra realidade: a Natureza ainda reina em cerca de metade das terras emersas do planeta: desertos, tundra, selva, pântanos, cadeias montanhosas, ainda são 50% da superfície sólida.
As maiores zonas inóspitas em que a actividade humana é quase nula são árticas ou antárticas, mas entre os trópicos também abundam.
1. O Norte do Canadá e o Alasca, com imenso território vazio e selvagem, em particular as muitas ilhas, grandes e pequenas, do Arquipélago do Ártico. Podemos anexar a glaciária Gronelândia.
Ulukhaktok (Holman) é a única aldeia na ilha de Victoria, que é do tamanho de França; lá vivem ao todo 400 pessoas.
2. O Norte da Rússia, a enorme zona de tundra ártica entre a Lapónia e a penísula do Kamchatka, descendo até à taiga do Baikal. Zona também alagada por grandes rios.
Entre os Urais e Yakutsk (a chamada 'capital do frio'), são 6 000 km de tundra gelada e montanha de taiga quase deserta.
3. O deserto Africano, Sahara e anexos, um território no todo maior que a Europa e com população residual.
Tahua, Niger.
4. O interior da Austrália, área também muito vasta de deserto ou quase, inóspita em extremo.
O Red Centre australiano, em Uluru Kata.
5. A Amazónia, que ainda contém uma larga área desabitada de selva e montanha.
Roraima, norte da Amazónia.
6. O planalto Tibetano, deserto montanhoso que se estende para Norte até à Mongólia.
7. A Antártida (excepto a Península)
Tirando centenas de pequenas bases científicas como esta Trollstasjonen, todos os 14 milhões de km2 (= China + Índia) são deserto gelado.
Se a Terra tem 134 milhões de Km2 habitáveis, quase 60 milhões estão praticamente desabitados, mais do que todo o continente americano. É uma imensidão. Não consigo imaginar que não se aproveitem territórios desses se houver uma crise climática grave. Ou mesmo que não haja !
Mogadouro e Montalegre a Norte, e Mértola a Sul, são os concelhos menos povoados em Portugal, sem contar as Ilhas.
Guadiana junto à ponte de Serpa; daqui até Mértola a N265 atravessa a região mais deserta de Portugal (~5 hab/km2), nas duas margens do Guadiana.
Azenhas do Guadiana, junto a Mértola. Deserto bem simpático !
1 comentário:
Excluindo Portugal, que é fácil visitar, dois locais que gostaria muito de conhecer são a Antártida e o Alaska. suspeito que não vou conseguir a nenhum deles, mas sonhar não custa...
Enviar um comentário