sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Notícias da Islândia: o que diz uma página de jornal em branco


Crónica de um confinamento odiado.



Agradeço a Nancy Campbell a divulgação desta página publicada no Morgunblaðið de Reiquejavique, em Junho de 2002, por Roni Horn* : 



Traduzo:

Pode o leitor dizer desta página, por exemplo, que ela não tem nada. Mas ao ler este texto está provavelmente a examinar o papel em que a notícia está impressa. A dar-se conta da matéria física do jornal: a sua qualidade macia e fibrosa, a sua densidade que não chega a ser opaca, a cor branco-sujo, a textura mesclada. Observa talvez a superfície desigual da folha, levemente encorrilhada pela humidade. Vê sombras da página quinze que aparecem aqui e ali. E se olhar com cuidado, traços e sinais da página de desporto na página anterior são visíveis também. Consegue ver que o papel modula a luz que incide sobre ele, sentir que isso silencia o ruído de actividade periférica e foca a sua atenção. Escuta o seu carácter sonoro quando amarrota o papel tentando segurá-lo melhor, talvez procurando vê-lo mais de perto. Mas mesmo em close-up o vazio desta página, equilibrado como está no final, é pleno de natureza.

-------------

* Roni Horn é uma escritora, artista gráfica e escultora, que mantém no jornal islandês a página 'Iceland's Difference'.


Sem comentários: