domingo, 31 de janeiro de 2021

Escolhas de Tracy Chevalier em confinamento - '#lockdown art'.


A escritora Tracy Chevalier (Girl with a Pearl Earring, The Lady and the Unicorn, Burning Bright, A Single Thread) tem publicado no Twitter uma série de posts com as obras de arte que a ajudam a aguentar este período de restrições, que titulou #Lockdown Art. É como se visitássemos demoradament um museu, ao ritmo de uma obra por semana, ou de 15 em 15 dias... e todas escolhidas a dedo. Tracy não será perita em Arte, mas como estudiosa que muitas vezes cita objectos artísticos nas suas novelas, merece-me atenção.

Já nem vou colar aqui 'Rapariga do Brinco de Pérola'; Chevalier vai no entanto buscar outro Vermeer para a sua lista de preferidas:

Menina lendo uma carta à janela, Vermeer

Sim, em confinamento devíamos escrever e receber cartas... regressar à preferência pelo Serviço Postal ! Mas ainda a propósito deste quadro, a escritora publica também a 'versão' fotográfica moderma de Tom Hunter, notável:

Woman Reading a Possession Order, Tom Hunter, 1998

Influências de Vermeer também nesta obra do dinamarquês Vilhelm Hammershøi, o ´poeta do silêncio' :

Interior com Ida numa cadeira branca, 1900

Um dos melhores livros de Tracy foi escrito à volta da manufactura da tapeçaria flamenga "La Dame a la Licorne": 

À mon seul désir, Flandres, ca. 1500. (Jean d'Ypres ?)

Também favorito, este Murillo ilustra uma forma triste de estar à janela, Mujeres en la ventana:


Outra Femme a la fenêtre, desta vez de Degas, igualmente sublime; tal como Tracy, muitas pessoas se terão sentido assim.


Genial, esta obra de Kandinsky, um homem só frente à cidade:

Pintura com casas (Bild mit Hausern), Kandinsky

E a terminar hoje, com algum humor, esta gravura de 1793 de William Blake que Tracy escolhe também como favorita, I want ! I want !

Fugir para a Lua ! :) Sim !

A lista prolonga-se, um ou outro não me agrada por aí além; mas talvez a ela volte se surgirem mais maravilhas.

------------------------------------
Sei de uma pessoa em Portugal que faz Arte do confinamento. Publica no blog Silvertree, vão lá ver, tem fotografias lindíssimas, algumas com texto - e a autora escreve tão bem como fotografa. Não diverte, mas expõe-se e comove.


2 comentários:

Fanático_Um disse...

Muito bom, muito obrigado

SilverTree disse...

Os quadros são fantásticos. Gostei especialmente do "Femme à la fenêtre": não conhecia esta obra de Degas, e fiquei fascinada com o rosto difuso, acho que é um daqueles pormenores que fazem um quadro.
E obrigada pela menção tão gentil. Eu escrevo sempre assumindo zero leitores (o que corresponde quase integralmente à verdade), e penso muitas vezes em fechar o espaço (para falar comigo mesma não preciso certamente de um espaço público), mas a simpatia de um par de pessoas, entre elas o Mário, lá me vão convencendo a ficar mais um dia.