Coordenadas: 43° 48′ N, 131° 57′ E
População: ~160 000
HISTÓRIA
Entre 1115 e 1234, esta região da Manchúria fez parte de uma população nómada designada por dinastia (Jurchen) Jin, a última antes da invasão Mongol. No séc. XVII, os Jurchen da Manchúria conquistaram a China. Entretanto avançava a conquista da Sibéria pela Rússia; quando atingiu o Oceano Pacífico, os cossacos dizimaram com selvajaria as populações da Sibéria oriental até ao Amur, e em 1858 forçaram a Manchúria a ceder ao Czar da Rússia parte das terras a norte do rio Amur e a leste do Ussuri. Na 2ª grande guerra, o Japão ocupou o sul da Manchúria, mas apesar de algumas escaramuças com tropas japonesas, os Soviéticos tinham controle do nordeste em 1925. Actualmente, Khabarovsk, Ussuriysk e Vladivostok são cidades russas da antiga Manchúria.
O núcleo central, entre as ruas Chicherina e Kalinina, tem sido lentamente restaurado e revitalizado pelo seu valor histórico - testemunho da arquitectura dita neo-Russa do fim do século XIX, uma mescla que integrava arte nova e influências bizantinas..
O Museu e a Tartaruga
O Museu de História e Cultura de Ussuriysk está instalado numa antiga escola paroquial, um pequeno edifício térreo.
Hotel Chekhov
Mais um torreão e beiral em quilha, típico do neo-Russo.
Anton Chekhov poderá ter passado em Ussuriysk em 1890, na viagem que fez pelo extremo oriente, até às ilhas Sakhalinas. Não há provas, mas é nessa atraente fantasia que se basearam os donos do hotel.
Evitei mostrar a invasão recente de comércio e prédios de origem chinesa e coreana, desde restaurantes a armazéns. Devido à localização, Ussuriysk foi sempre metade chinesa, mas essa é a metade que não quis aqui focar.
Em redor de Ussuriysk
O Lago Lotosov, o lago dos Lótus
Todos os anos no Verão o lago fica praticamente coberto de flores de lótus.
O Primorsky Krai e o território onde vive o Tigre do Ussuri.
No sul do Krai ficam cidades, como Vladivostok e Ussuriysk; o resto são terras altas, montanha e floresta, que constituem uma extensa reserva natural percorrida pelo rio Ussuri. Foi criado um Parque, o Zov Tigra; entre outras espécies, lá vivem alguns poucos...
O Parque 'Zov Tigra'.