terça-feira, 12 de julho de 2022

As flores de Kaffeklubben e a fugaz ilha 83-42


A ilha de Oodaaq, descoberta em 1978, era pouco mais que um banco de cascalho no gelo ártico, e foi por alguns anos considerada o território mais a Norte do planeta. Ficava ao largo da costa Norte da Gronelândia, e acabou por desaparecer em 1980, para nunca mais ser avistada - estes bancos de cascalho pedregoso não são permanentes, acabam engolidos pelo gelo flutuantes, e submergem no oceano. Têm sido avistados vários semelhantes a Oodaaq.

A primeira equipa a por os pés em Oodaaq deixou um 'cairn', amontoado de pedrinhas, e uma mensagem. Durou pouco.
 
Mais de vinte anos depois, aconteceu o descobrimento da Ilha 83-42, uma acumulação rochosa um pouco maior, pelo americano Dennis Schmitt em 2003.

Dennis Schmitt

À falta de outro nome, '83-42' acabou por ser atribuído com base na latitude da ilha: 83º 42' 7.2'' N ; há quem a conheça também como 'Eklipse 0'.  Tem sido visitada desde então, e como parte dos pedregulhos estão descobertos de gelo, foi possível efectuar medições: 35 metros de longo por 15 de largura e 4 metros acima do mar. Esta altura não basta para garantir a estabilidade da 'ilha' com as correntes e as marés, mas por enquanto ainda se aguenta. 

Se for considerada 'ilha' , a 83-42 passa a ter o recorde planetário de latitude Norte.

À sua maneira, é uma bela ilha.

Também se encontraram alguns líquenes sobre a rocha, que podem indicar um tempo de vida mais longo. 

Mesmo assim, considera-se actualmente que a 'terra firme' mais a norte do planeta ainda é a vizinha Ilha de Kaffeklubben, 'ilha do Clube do Café' (!). Comparativamente grande, a Kaffeklubben encontra-se também ao largo da costa nordeste da Gronelândia. Foi descoberta pelo histórico explorador Robert Peary em 1900, a 83° 40' N, tem quase 1 km de comprimento e atinge 30 m de altura. Pode existir há alguns milhares de anos.

No topo da Kaffeklubben, esta sim uma ilha a sério.

Depois de descoberta foi visitada primeiramente pelo explorador dinamarquês Lauge Koch em 1921, que lhe deu o nome "clube do café" em honra jocosa da cafetaria do Museu de Mineralogia do Copenhaga. Apesar do inóspito da ilha, há vegetação em Kaffeklubben ! Vários musgos, hepáticas, líquenes, e plantas de flor:

Papoila do Ártico (papaver radicatum) a nascer de lamas entre calhaus.

Saxifraga oppositifolia


Nascem de um ilhéu no meio do gelo, acima de 80º N, sob temperaturas máximas de zero (Celsius). Milagre: há flores no mais extremo Norte da Terra.

Mais:

----------------------------------------------------------------------

Também tem a sua graça perceber a quem pertence a ilha. Para já, geologicamente toda a Gronelândia pertence à América do Norte; a Gronelândia não é mais que uma grande colónia americana da Dinamarca, país que por essa razão é um dos remanescentes impérios coloniais. Do ponto de vista político-administrativo, portanto, a ilha é um Território Ultramarino da União Europeia, embora a moeda que lá vale seja a krone, DKK ! Felizmente, não é habitada. 


Sem comentários: