segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Voltar às origens, ou - ainda gosta de trepar às árvores ?



Ter uma cabana numa árvore: um devaneio que se torna cada vez mais real para muita gente. Nuns casos é só um brinquedo caro, noutros é para ajudar o ambiente, ou ainda uma necessidade criada pela tradição.



Algumas cabanas são tão bem feitas e cuidadas nos detalhes que rivalizam com as casas "normais". A qualidade artística e a inovação conseguem maravilhas arquitectónicas. Estão por toda a parte, dos arredores de Nova Iorque até a toda a Europa, ou às florestas tropicais da Costa Rica.





O design moderno permite instalar as cabinas sem pregar um único prego na árvore, nem quebrar um único ramo. O estilo varia, desde o conforto refinado em materiais novos amigos do ambiente até ao rústico simples em madeira, do funcional ao fantasioso, do sustentável ao estranho, do espaço residencial ao espaço de meditação, e do preço em conta até ao fabulosamente caro...



Claro que há quem viva em cabanas tradicionais porque essa é a tradição e o estilo de vida desde há várias gerações. Nas florestas indonésias da Papua, as tribos foram aos pucos criando refúgios nas árvores para escapar às pestes, e uns aos outros. Agora as cabanas sobem árvores acima, até mais de 30 metros!


Várias companhias oferecem modelos para quem quer privacidade, natureza e ecologia em áreas preservadas. "La Cabane Perchée" publicou um livro/catálogo lindíssimo, "Cabanes perchées", com exemplos de cabanas construidas em vários pontos do mundo.



Para já ainda não tenho uma :( mas já ofereci o livro - é um para a vista, já tenho prendas para dar no Natal...


1 comentário:

Gi disse...

Não sou bicho de viver em floresta, mas acho muito engraçadas as fotos.