quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Outro Wagner: "Albumblatt"

Richard Wagner, sim, escreveu música para piano. Três sonatas e mais umas peças curtas.

Wagner
Sonata para o Álbum de Mathilde Wesendonck


O "Albumblatt für Frau Betty Schott" foi composto em 1875, um ano antes de completar o Ring e uma ano antes do primeiro Bayreuth. É uma peça simples para piano, mas com linhas de contraponto que lembram aqui e ali o Die Meistersinger von Nürnberg.

O termo Albumblatt, ou "folha de álbum", foi usado pelos românticos para composições curtas dedicadas especificamente a um amigo ou admirador, para que integrasse a "folha" no seu álbum de autografados.

Betty Schott era a mulher de Franz Schott, que publicava as obras de Wagner para uma casa editora de Mainz, e a quem ele devia imensos favores pecuniários. As finanças de Wagner, já agora, têm um historial curioso: desde o início da carreira, contraia dívidas enormes com quem lhe desse crédito, e depois pedia apoios a amigos, patronos e negociantes, que raramente pagava, e só sob ameaça. Chegou a ser preso em Paris, em 1841. Gostava de viver em grande luxo, e para isso não hesitava em exigir exorbitantes adiantamentos sobre as obras ainda por acabar. Franz Schott teve vários desaguisados com ele por causa dos direitos sobre o Meistersinger, que quase o levavam à ruína, e que chegaram a situações caricatas onde Betty também se envolveu. Schott escreveu a Wagner: “Um editor de música não está em situação de poder suprir às suas necessidades: isso só é possível a um banqueiro imensamente rico, ou um conde que possua vários milhões...

A Folha de Álbum deve ter sido uma compensação póstuma pelas arrelias causadas...

"Albumblatt", transcrição para violino de August Wilhelm
Quase uma música para criança...



Albumblatt für E.B. Kietz

Perseguido por uma dívida monstruosa, Wagner fugiu primeiro para Londres, depois para Paris, onde levou uma vida miserável, até que teve um encontro com o pintor Ernst Benedikt Kietz. Este idolatrva Wagner, conseguiu-lhe alguns empréstimos. Composta em 1840, a pequena Folha de álbum para Kietz foi um agradecimento pela ajuda nos tempos difíceis.

Albumblatt für E.B. Kietz


Outro Wagner, obras pequenas mas bonitas, quem diria.

1 comentários :

Paulo disse...

Não é o Wagner genial que ouvimos aqui, mas é bonito, sim.