(e um programa de fim-de-semana...)
É difícil ouvir obras de Salieri, e difícil arranjar gravações dele com boa qualidade. Por qualquer razão que me escapa (a má fama que o filme lhe deu?) nenhum agrupamento barroco se lhe dedica, como a Hasse, Telemann, Locatelli ou Pergolesi. Ora é a este nível que situo Antonio Salieri - não será genial, mas não lhe falta técnica, talento e criatividade.
Na altura, eram as suas muitas óperas que faziam sucesso; mas na música sinfónica há trechos bem bonitos e obras bem construídas. Com paciência para uma qualidade sonora medíocre, ouçamos:
1º Da sinfonia em Ré maior, "Il Giorno Onomastico"
- o muito lindo larghetto, lembra vagamente Vivaldi ou Handel:
- o minuetto /trio, impecável composição de sonoridade mozartiana:
- o esfuziante allegretto, com um belo pizzicatto:
2º Do concerto em Dó maior para flauta e oboé, uma das suas melhores composições:
- o largo:
- o allegretto:
Gravação recomendada: o CD com as sinfonias e o concerto pelo Lukas-Consort dirigido por Viktor Lukas, para a Concerto Bayreuth, em 1990. Sempre é mais límpido que estes youtubes. Só se consegue em segunda mão.
A terminar, I Solisti Veneti dirigidos por Claudio Scimone ao vivo no largo do mesmo concerto:
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Em defesa de Antonio Salieri
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1 comentário:
Música mística, muito suave...
Gosto imenso.
Realmente o Amadeus matou a imagem do Salieri para todo sempre...injustamente. Aliás o actor que lhe deu vida ganhou um óscar merecidíssimo!
Vou continuar a ouvir...e a beber chá!
Bom domingo!
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