segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A grande vigarice da votação catalã


A Catalunha tem 7 500 000 habitantes, mais ou menos. Sejam 5 milhões de eleitores, ou mesmo 4. Mesmo só o facto de não se saber já faz do acto uma palhaçada de democracia. Votaram "mais de dois milhões", e 76% no Sim à independência. Muitos estrangeiros residentes (!!!) e os adolescentes desde 16 anos. Urnas violáveis de cartão. Nenhum organismo internacional validaria tal aldrabice, seria uma vergonha que indignaria todo o mundo. Mas 76% de "mais de dois milhões" são "mais de" 1 500 milhões, suponhamos 1700. Vejam lá se pudéssemos assumir que os restantes 2 ou 3 milhões e meio de eleitores não querem a independência ! Seriam uns 62% pelo menos, e podia chegar aos 75%.

O referendo foi um tremendo e rotundo fiasco, e o independentismo perdeu em toda a linha, teria de ultrapassar 3 milhões de Sim para convencer. Num processo que, à beira do escocês, foi um complot mafioso à boa maneira do sul. Tudo indica que numa eleição rigorosa e transparente levavam um banho.

Os jornalistas, como de costume, não sabem fazer contas e exultam com a vitória retumbante do Sim. Pobres cretinos. A mentira e a falsidade tornam-se regulares na imprensa e na TV, não quero acreditar que por manipulação, mas pela mais crassa ignorância e desistência de pensar pela própria cabeça. Talvez também pelo ódio à democracia formal que vem grassando perigosamente.


5 comentários :

Enviar um comentário