Salekhard é uma antiga cidade da Rússia na margem direita do rio Ob, Península de Yamal, situada mesmo sobre o paralelo 66 - o Círculo Polar.
Salekhard fica também junto da 'fronteira' entre a Europa e a Ásia, do lado asiático, a primeira cidade na base da encosta oriental dos Montes Urais.
Sinal fronteiriço Ásia / Europa, Salekhard.
É capaz de ser a mais interessante cidade ártica da Rússia, apesar de a sua História ter sofrido uma época terrivel de miséria humana durante a era estaliniana.
1- praça central ;
2 - Igreja de S. Pedro e S. Paulo ;
3 - fortaleza de Obdorsk.
2 - Igreja de S. Pedro e S. Paulo ;
3 - fortaleza de Obdorsk.
O novo centro urbano.
População: ~ 45 000
Coordenadas: 66° 32′ N, 66° 36′ E
No Verão, nem parece que estamos a 66º N ! A riqueza das jazidas de gás trouxe uma inesperada modernização.
Ou é novo, ou pintado de novo.
Centro comercial "Polaris" com cinemas 3D, no ártico siberiano...
Nova ponte pedonal.
Em contraste com algumas tenebrosas cidades-gulag vizinhas, como as duas tristemente célebres Vorkuta e Norilsk, Salekhard aparenta uma razoável qualidade de vida, e um património histórico-artístico disseminado entre os novos prédios de cores vivas ( a moda na Rússia moderna é colorir, em contraste com o antigo).
Este edifício era o centro de alistamento militar nos tempos soviéticos; agora é o registo civil, onde se realizam os casamentos, muitas vezes sumptuosos como se usa na Rússia.
No centro resistem alguns edifícios dispersos da arquitectura tradicional em madeira.
Salekhard foi fundada em 1595, era então apenas uma fortaleza cossaca de nome Obdorsk - foi a primeira povoação russa estabelecida no território da Sibéria. Obdorsk (= "porta do rio Ob") controlou até ao século XVIII boa parte do comércio na zona ártica da Rússia e era o maior mercado da Sibéria ocidental. Mas nos finais do séc. XVIII começou a perder importância e foi em grande parte demolida.
O forte de Obdorsk, num promontório sobre o rio.
No séc. XIX, Obdorsk renasceu com o negócio das peles - de zibelina, arminho, raposa, esquilo e rato muscado. A indústria das pescas também ajudou graças à riqueza em espécies do estuário do rio Ob, e ainda hoje é a segunda actividade económica da cidade.
O nome Salekhard só foi atrbuído em 1933; deriva de “Sale-Khard”, no dialecto Nenets, que significa “povoado sobre um promontório". Os Nenets são o povo nativo da península de Yamal - a região administrativa designada por Yamal-Nenets. Também denominados "samoiedos", são nómadas que vivem da criação de grandes manadas de renas e estão etnicamente próximos dos lapões escandinavos.
Reunião de Nenets em trajo tradicional. É uma das maiores comunidades nativas da Rússia. Realizam um festival anual levando um acampamento das suas tendas para a cidade.
Igreja de S. Pedro e S. Paulo.
Desenhada pelo arquitecto alemão Gottlieb Zinke, foi completada em 1894. Na altura era o único edfício em pedra e tijolo na cidade.
Construída sobre permafrost, os alicerces e o isolamento térmico constituíram um desafio tecnológico novo nestas paragens. As duas torres vêem-se a grande distância na planície da taiga.
O calor da luz na noite polar
Obdorsk Ostrog, a fortaleza sobre o rio Ob
A fortaleza de Obdorsk é o que resta do primeiro povoado russo na Sibéria.
Era de forma quadrangular, com duas torres de observação.
No interior, a Igreja Vasilyevskaya, em madeira, data de 1602.
É uma espécie de 'Kremlin de Salekhard'.
A Obdorsk Ostrog foi restaurada depois de 2000, tendo reaberto como monumento histórico e museu em 2006.
O Teatro 501
Já do século XX, da época soviética, este invulgar edifício em madeira é um dos edifícios históricos - mandado construir para animar os trabalhadores da ferrovia, fica no centro da cidade, na Ul. Respubliki.
A designação '501' deriva do Gulag 501 que forneceu prisioneiros para a construção da linha férrea.
Na década de 1950, Salekhard foi um dos estaleiros principais na construção da linha férrea 501 Salekhard–Igarka, que deveria completar a ligação de Murmansk e Arkangelsk no noroeste com o Chukotka no extremo oriente.
O projecto iria exigir entre 60 e 120 000 trabalhadores (a maioria presos políticos dissidentes). A ideia de Estaline era construr uma ferrovia capaz de transportar o níquel das minas de Norilsk (outro inferno industrial siberiano rodeado de gulags) até um porto marítimo rentável, o que implicava transformar Salekhard num porto do ártico. Mas esses 1 297 km de ferrovia seriam integrados na grande linha transcontinental que, atravessando toda a Sibéria, era suposta transformá-la, levando o progresso e a industrialização.
Um dos campos de trabalho gulag iria montar a linha férrea para leste de Salekhard (501); outro, o 502, a partir de Igarka para ocidente. Mas como é tristemente bem conhecido, a engenharia soviética falhou estrondosamente, desvalorizando o efeito do permafrost e do gelo. Construído um troço novo, em breve se afundava e deformava; nem sequer um reforço especial tinha sido planeado. As condições de trabalho são difíceis de imaginar, tudo transportado e montado à mão, sem equipamento de frio, a temperaturas de congelar que chegavam aos -60º . As ventanias de neve e gelo matavam aos milhares.
No Verão, os pântanos e charcos abundantes geravam muitos milhões de mosquitos e parasitas, outra causa de numerosas mortes entre as equipas de trabalho.
A natureza acabou por destruir e reabsorver a fraca obra construída. Os restos ferrugentos foram sendo integrados na taiga - maquinaria, pontes, acampamentos e aldeias abandonadas semeiam a paisagem. São ironicament conhecidos pela população como os "alegres 500", nome atribuído pela propaganda oficial.
O filme 'Stalker', obra prima de Andrei Tarkovsky, usou estes quadros com mestria para pintar simbolicamente o regime soviético - ferrugem e terror no meio da silenciosa verdura.
http://englishrussia.com/2007/08/22/stalins-lost-railway/
Mas Salekhard conseguiu finalmente uma ligação ferroviária. De forma civilizada e inteligente.
Um combóio actual passa a fronteira euro-asiática.
A travessia do largo estuário do Ob, que congela no inverno, é também agora possível com recurso a hovercraft (ACV) - um meio de transporte que infelizmente foi quase abandonado na Europa. A travessia é importante para alcançar a estação de combóios, que fica em Labytnangi, na margem esquerda.
A nova estação Labytnangi - Salekhard. À grande - se não for grande, não é russo.
Monumento ao Paralelo 66, o cícrculo polar ártico.
A ponte Fakel ('Tocha') , símbolo da nova riqueza da cidade, com um café panorâmico no topo.
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Esta foi mais uma digressão virtual por um sítio onde nunca irei, mas com pena. Pela situação e pela História, uma cidade improvável, quase como diria Calvino, uma cidade invisível.
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