domingo, 18 de outubro de 2015

Clara Butt, na primeira transmissão radiofónica de música clássica (1906)


A 24 de Dezembro de 1906, Reginald Fessenden, um inventor e pioneiro da rádio canadiano, emitiu o primeiro progama rádio em AM começando com a gravação fonográfica de "Ombra mai fu", seguida de "Holy Night" tocada no violino e cantada pelo próprio Fessenden para celebrar a data natalícia.

A Ária de Handel foi portanto a primeira música emitida na rádio; cantava a contralto Clara Butt. Um precioso bocadinho de rádio com mais de um século:

[Ária aos 0:54]


Dame Clara Ellen Butt (1872 – 1936), era uma contralto inglesa notável pelo registo baixo, que fez carreira em recitais e concertos. Tinha uma voz forte e profunda que impressionou Elgar (entre outros) tanto que compôs um ciclo de canções dedicado a Clara Butt.

"Where Chorals Lie", do ciclo Sea Pictures (1899) de Elgar:
[Gravação de 1920]



" All our civilization is based on invention; before invention men lived on fruits and nuts and pine cones and slept in caves. "
                                                                   Reginald Fessenden


1 comentários :

Virginia disse...

Aprendo sempre consigo....

Pensava que a rádio tinha começado antes....mas é espantoso saber que a música clássica foi a primeira a ser transmitida. Foi degenerando e agora só se ouve batucada nas nossas rádios ( quase não oiço, pois não conduzo e em casa prefiro ouvir o Spotify ou CDs.

Boa semana!