Rio Wye.
Um post florestal, coisa rara por aqui !
Tenho poucas oportunidades de passear numa floresta fechada e fresquinha como esta Forest of Dean, ouvindo quase sempre a água do rio a correr por perto. Foi uma surpresa inesperada que surgiu depois da visita ao famoso miradouro de Symonds Yat, acessível desde Ross-on-Wye, no Herefordshire.
Lá em baixo, sobre os campos e os rebanhos, voam frequentemente falcões peregrinos que habitam as falésias calcárias sobre a curva do rio. Vê-los, vi, mas nas fotos fica só uma mancha...
A Royal Forest of Dean estende-se entre dois vales fluviais - o do rio Wye e o do Severn, que a separa dos Cotswolds. Este é o Wye Valley.
As espécies predominantes são o carvalho, o castanheiro, a faia e a bétula; mais recentemente pinheiros e lariços foram introduzidos. Muito diferente da floresta portuguesa, portanto. Faias e bétulas são particularmente bonitas pela sua longa ramagem descendente e entrelaçada, e algumas parecem ter centenas de anos.
Foi aqui que se forneceu em madeira a famosa frota de Lord Nelson que venceu a Armada espanhola. Nessa altura abundavam corças e javalis. Em 1936 deu-se a classifição como "National Forest Park", e passou a incluir vários percursos pedonais sinalizados.
Vamos descer para o rio.
Musgo, sinal de boa saúde vegetal.
As belas faias.
Já espreita...
E cá está:
Andam ali canoas !
É uma zona de rápidos onde os canoístas se treinam, ou se divertem.
O rio Wye tem as águas mais limpas e saudáveis dos rios ingleses; é muito procurado para a pesca - salmões e outros peixes de rio: trutas, percas, escalos, barbos, e até lampreias e enguias.
Num cantinho do rio, uma minúscula povoação com alojamento, restauração e um 'ferry' de travessia por corda puxada à mão (consegue ver-se ao longe estacionado na margem esquerda). É ali também o clube de canoagem.
Logo adiante, os rápidos do Wye.
Com o calor que se instalou por cá, espero que este possa ser um post refrescante, :)
4 comentários:
Que maavilha, Mário. Obrigada. Foi mais que refrescante. Foi estimulante. Daqui da minha sala vejo o fumo dos incêndios e nem ouso abrir a janela...
As fotos são uma maravilha e o verde é revigorante. A Inglaterra é linda....
Fresquinho e apetitoso. Ando cheia de vontade de dar um passeio assim, pelo interior campestre de Inglaterra. O problema é (ainda) levar o Jr.
Gi,
fartei-me de ler tabuletas "dogs welcome" , "dog friendly"...
Claro que não faltavam recipientes, nunca vi nem passeios nem caminhos florestais sujos com "aquilo" que cá abunda.
Virgínia,
Daqui da praia vejo três frentes de fumo, espalhando-se horizontalmente com os ventos, a convergir no pôr do sol, que está de um vermelho sangue. É um belo horrível.
Enviar um comentário