quinta-feira, 13 de abril de 2017

Salve Vivaldi & Huw Daniel


Em tempo de Páscoa...

Ontem na Casa da Música houve um momento daqueles onde apetece que o mundo pare e ali fiquemos indefinidamente. Foi a Salve Regina de Vivaldi, cantada benzinho por Mónica Monteiro mas tocada divinalmente pelo 1º violino Huw Daniel e a orquestra barroca dirigida por Laurence Cummings. A parte de violino é preponderante no andante inicial, em íntimo diálogo com a voz, e no vibrante Ela Ergo. Saliento ainda o curto mas belíssimo andante final Et Jesum.

Fica aqui uma boa gravação:

Gabriela Eibnerova, Soprano
Ensemble Inégal


[6:01]
Et Jesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende.
O clemens, O pia, O dulcis Virgo Maria.


Só um génio como o de Vivaldi me faz ouvir textos destes - posto em música desta forma nem preciso de perceber o que se canta. Música pascal.

Huw Daniel é um músico irlandês que foi formado com os Dunedin Consort, um agrupamento escocês de música antiga de que já aqui falei. Estudou o violino barroco na Royal Academy of Music com Simon Standage. Além dos Dunedin, Daniel também toca nos Sixteen, no King's Consort e na Orchestra of the Age of Enlightenment. É konzertmeister da Orquestra Barroca Casa da Música desde 2004, tocando um violino de Alessandro Mezzadri (c.1720).


2 comentários :

redonda disse...

Vou escutar...

Mário Gonçalves disse...

e depois conte, OK ?

Enviar um comentário