segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Uma tarde de praia na Escócia em Kinghorn, Fife



Kinghorn é um  minúsculo porto numa baíazita da costa a Norte do estuário do Forth, integrado no 'Fife Coastal Path'. Tem na maré vaza um areal simpático que deixa à vista rochas cobertas de vida marinha. O casario que já foi de pescadores forma uma frente pitoresca, sobretudo visto ao longe.



Inesperadaente, tem um "tasco", que é não é o melhor que lhe posso chamar, onde se fritam ovos, fish and chips, e se vendem gelados e outras coisas de praia. Porque disse eu que não lhe devo chamar 'tasco' ? Porque, inesperadamente, não vende cerveja nem álcool nenhum ! Fantástico! Um bar de praia sem cerveja, mas isto é o quê, o paraíso?



Areias, pocinhas, algas e grandes lapas da Escócia. Trouxe umas de recordação.

Deve ser por falta de cerveja que nem a praia nem a esplanada eram frequentadas por nenhuns hooligans, nem meninos bem, mas apenas mães com os filhos, avós com netas, casais de idosos ! Maravilha. Até os cães, livres de saltar dentro e fora de água, partilhavam com crianças, senhoras e velhos o calorzinho suave e animavam o sossego do local.


Como se estava bem naquele sitio pacato, recatado, que parecia parado no tempo, numa tarde quentinha de Agosto.


Para sul, falésia, ilha com farol, mar aberto.

2 comentários :

Anónimo disse...

Tudo maravilhoso, mas o que mais admirei foi a indumentária. Querem ver que achei a minha praia? Por aqui arrisco-me sempre a ir parar aos facebooks das meninas de tanga, com a hashtag "quem é que vem de vestido para a praia?"

Mário Gonçalves disse...

:D olá, que tal o Verão?
Muito cool, a mini-praia de Kinghorn. O que a Humming havia de se rir se visse o tasco dos ovos estrelados. Aquilo não se usa nem na praia de Pedrógão. Parece de há uns bons cinquenta aninhos atrás.

Não se nota, mas o que mais me deliciou foram as lapas nos rochedos. Enormes, gordas. Bem alimentadas a petróleo do mar do Norte.

Não, brinco, não havia nem uma manchazita. Por outro lado, não os vi entrar no mar de meias de surfista calçadas, mas deve fazer falta.

Bom Setembro.