terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Post de Natal, ou melhor, God Jul !


Não sei porquê, mas o Natal a norte tem mais encanto. Será pela neve, pela longa noite escura iluminada de (discreta) decoração, ou porque os cânticos são mais bonitos, talvez pelo contraste do frio lá fora com o calor nas casas...

Recolhi imagens da quadra em Uppsala, uma das mais belas cidades escandinavas. Lá o Natal chama-se Jul - o Yule da tradição escandinava, que vem dos povos nórdicos pré-Cristãos, festa pagã de fogo a celebrar o solstício de Inverno e a crescente duração diária da luz do Sol.

A palavra deriva do germânico antigo (via Gótico), e deu em faroês e islandês jól, deu ýlir em nórdico antigo, yule em inglês, e nas outras línguas jul. Há uma conexão com Odin. que era também chamado jólfaðr ("yule father"), Jòlnir ou Ýlir.
Viagem:

A Catedral e o rio Fyris


A rua principal, Svartbäcksgatan

Centro histórico

Mercado junto à catedral.

Lussekatter, pãezinhos de açafrão.

Os lussekatter são doces populares como cá o bolo-rei. Lusse é de Lucia - Sankta Lucia é também festejada na quadra durante o Advento. Antes do calendário gregoriano, as festas (dia 13) eram muito próximas do solstício (dia 22), e "Lucia" tem a ver com Luz... daí o culto. Por cá existe ainda em Miranda do Douro, por exemplo.


Côro na Catedral de Uppsala,

O beber, comer e cantar das festas pagãs foi adaptado pelo cristianismo para vinho, peru e cânticos, que substituíram cerveja (bebida por um corno), carnes dos animais sacrificados e canções do folclore

Para beber cerveja à maneira Viking.

Quanto a prendas, os nórdicos costumavam oferecer troncos de lenha. A moda dos "presentes" do Pai Natal é do sec. XX. A decoração com ramos azevinho e outros também transitou, com a adicional árvore decorada, que uma tradição tardia importada da Alemanha (ritos gemânicos) a partir dos anos 1880.



Termino com com o coro VNK de Uppsala

Jul, jul de Gustaf Nordqvist


E o Audete, Gaudete


-------------------------------------------


1 comentários :

Mário Gonçalves disse...

Virgínia, do blog Cores em Movimento enviou o seguinte comentário:


Lindas fotos. Também gosto mais do norte do que do sul...

Natal com paz, serenidade, música, saúde é o que todos desejamos....

Um abraço.

---------

Obrigado, Virgínia. Desculpe ter perdido o link do seu comentário. Alegre Natal, Boas Festas, que 2018 seja um ano bom para si.

Mário