Não sei porquê, mas o Natal a norte tem mais encanto. Será pela neve, pela longa noite escura iluminada de (discreta) decoração, ou porque os cânticos são mais bonitos, talvez pelo contraste do frio lá fora com o calor nas casas...
Recolhi imagens da quadra em Uppsala, uma das mais belas cidades escandinavas. Lá o Natal chama-se Jul - o Yule da tradição escandinava, que vem dos povos nórdicos pré-Cristãos, festa pagã de fogo a celebrar o solstício de Inverno e a crescente duração diária da luz do Sol.
A palavra deriva do germânico antigo (via Gótico), e deu em faroês e islandês jól, deu ýlir em nórdico antigo, yule em inglês, e nas outras línguas jul. Há uma conexão com Odin. que era também chamado jólfaðr ("yule father"), Jòlnir ou Ýlir.
Viagem:
A rua principal, Svartbäcksgatan
Centro histórico
Mercado junto à catedral.
Lussekatter, pãezinhos de açafrão.
Os lussekatter são doces populares como cá o bolo-rei. Lusse é de Lucia - Sankta Lucia é também festejada na quadra durante o Advento. Antes do calendário gregoriano, as festas (dia 13) eram muito próximas do solstício (dia 22), e "Lucia" tem a ver com Luz... daí o culto. Por cá existe ainda em Miranda do Douro, por exemplo.
Côro na Catedral de Uppsala,
O beber, comer e cantar das festas pagãs foi adaptado pelo cristianismo para vinho, peru e cânticos, que substituíram cerveja (bebida por um corno), carnes dos animais sacrificados e canções do folclore
Para beber cerveja à maneira Viking.
Quanto a prendas, os nórdicos costumavam oferecer troncos de lenha. A moda dos "presentes" do Pai Natal é do sec. XX. A decoração com ramos azevinho e outros também transitou, com a adicional árvore decorada, que uma tradição tardia importada da Alemanha (ritos gemânicos) a partir dos anos 1880.
Termino com com o coro VNK de Uppsala
Jul, jul de Gustaf Nordqvist
E o Audete, Gaudete
-------------------------------------------
1 comentário:
Virgínia, do blog Cores em Movimento enviou o seguinte comentário:
Lindas fotos. Também gosto mais do norte do que do sul...
Natal com paz, serenidade, música, saúde é o que todos desejamos....
Um abraço.
---------
Obrigado, Virgínia. Desculpe ter perdido o link do seu comentário. Alegre Natal, Boas Festas, que 2018 seja um ano bom para si.
Mário
Enviar um comentário