sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Finalmente, Lund e Ystad


Uma derradeira viagem tem de ser especial... tenciono viver Lund, a bela cidade universitária sueca, como quem lá morasse de vez, na fantasia do país mais feliz onde tudo é planeado para o bem estar dos cidadãos.


Um lugar único, saído de algum éden do passado que a riqueza social-democrata restaurou, Lund não parece deste mundo, mas é: está nas 100 melhores Universidades do mundo !

Kulturen, museu a céu aberto.


Um salto mais breve à pequena Ystad, antigo porto hanseático de que 'só'  resta um centro antigo notável de coerência - a beira mar portuária foi destruída na 2ª grande guerra. Com visita também às pedras Viking de Ales.

Rua antiga de Ystad

Praça central

Não é Italia. é Ystad, Suécia, Báltico. Convento de S. Pedro (Sankt Petri Kloster)

A Escânia - gosto mais de Scânia - é de resto uma província de castelos, igrejas brancas, pomares, cultivos e floresta, plana e verde, que ao que dizem oferece belas imagens, uma espécie de Toscânia aplainada face ao Báltico. Será que Skäne e Toscana têm algum parentesco linguístico ?


Arte e História? Também, basta a fabulosa Catedral de Lund:



1 comentário:

Fanático_Um disse...

Lund é um local inesquecível. Só lá estive poucos dias numa actividade profissional, há muito tempo, mas consegui ver um pouco dos vários sítios que aqui nos mostra. Espero ainda lá voltar, bem como a outros locais da Suécia que nunca visitei ms gostaria de o fazer.