sábado, 14 de setembro de 2019
Caccini, de la Guerre, Anna Bon, Lombardini Sirmen... - mulheres compositoras
Não, não estou a aderir a nenhuma moda nem a querer reparar nenhuma injustiça. Simplesmente, a Casa da Música está em Setembro com um ciclo de música composta por senhoras, contemporâneas ou de séculos passados, e o programa parece-me entre péssimo e intragável; quero mostrar que não tinha de ser assim.
Apesar da larga maioria de homens que se dedicaram à composição (não vou perder tempo com as razões sociológicas), houve mulheres a compor em todo o período barroco e romântico, algumas com grande sucesso na Europa, e é bom ouvi-las de quando em quando.
Francesca Caccini (1587-1640) foi uma cantora e alaúdista de Florença, reputada na sua época; contudo, pouco chegou até hoje da sua obra, que inclui a primeira ópera feminina, 'La Liberazione di Ruggiero'. Fica aqui esta Ciaccona em violino, alaúde e viola de gamba:
Quanta alegria !
E ainda esta Aria "O chiome belle"(lindos cabelos):
Elisabeth Jacquet de la Guerre (1665-1729).
Exímia cravista na corte francesa de Luís XIV, era aclamada por toda Paris: uma mulher de tal sucesso não era comum no séc. XVIII, de la Guerre foi talvez a primeira star da música clássica.
Sonata n°2 p/ violino e continuo)
Peça para cravo
Anna Bon di Venezia (1738-1767)
Uma grande compositora. Nascida na Rússia, teve uma vida curta, por razões desconhecidas. Aprendeu música desde os 4 anos em Veneza, no Ospedale dei Mendicanti; aos 16 anos saiu para a Alemanha e viajou pelos salões germânicos, sempre aplaudida como menina prodigio; Anna Bon deixou uma obra elaborada e vasta.
Uma bonita Aria "Astra coeli iam intonate" :
Gosto muito também desta
Sonata p/ flauta - Allegro Assai
Maddalena Lombardini (Laura) Sirmen (1745-1818)
Veneziana, pobre de nascimento, estudou música no Ospedale dei Mendicanti, e foi depois aluna de Tartini. Pecorreu as capitais europeias sempre com concertos aclamados.
Quarteto de cordas nº 3 - II. Allegro
Quarteto nº 1 - II Allegretto
Louise Farrenc (1804-1875) e Cécile Chaminade (1857-1944),
mais perto de nós, são bem conhecidas e muitas vezes ouvidas em concerto. Já as recordei aqui e aqui.
E termino com a iluminação divina de Hildegard von Bingen (1098-1179) - a mais notável das mulheres compositoras é uma madre superior do século XII, e uma pioneira do cântico conventual.
------------------------------------------------------
Não referi as mulheres de compositores - Fanny Mendelssohn, Clara Schumann - que já todos conhecem. Para todas, vivent les femmes !
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário