sábado, 14 de setembro de 2019

Caccini, de la Guerre, Anna Bon, Lombardini Sirmen... - mulheres compositoras


Não, não estou a aderir a nenhuma moda nem a querer reparar nenhuma injustiça. Simplesmente, a Casa da Música está em Setembro com um ciclo de música composta por senhoras, contemporâneas ou de séculos passados, e o programa parece-me entre péssimo e intragável; quero mostrar que não tinha de ser assim.

Apesar da larga maioria de homens que se dedicaram à composição (não vou perder tempo com as razões sociológicas), houve mulheres a compor em todo o período barroco e romântico, algumas com grande sucesso na Europa, e é bom ouvi-las de quando em quando.

Francesca Caccini (1587-1640) foi uma cantora e alaúdista de Florença, reputada na sua época; contudo, pouco chegou até hoje da sua obra, que inclui a primeira ópera feminina, 'La Liberazione di Ruggiero'. Fica aqui esta Ciaccona em violino, alaúde e viola de gamba:


Quanta alegria !

E ainda esta Aria "O chiome belle"(lindos cabelos):



Elisabeth Jacquet de la Guerre (1665-1729).
Exímia cravista na corte francesa de Luís XIV, era aclamada por toda Paris: uma mulher de tal sucesso não era comum no séc. XVIII, de la Guerre foi talvez a primeira star da música clássica.

Sonata n°2 p/ violino e continuo)


Peça para cravo



Anna Bon di Venezia (1738-1767)
Uma grande compositora. Nascida na Rússia, teve uma vida curta, por razões desconhecidas.  Aprendeu música desde os 4 anos em Veneza, no Ospedale dei Mendicanti; aos 16 anos saiu para a Alemanha e viajou pelos salões germânicos, sempre aplaudida como menina prodigio; Anna Bon deixou uma obra elaborada e vasta.

Uma bonita Aria "Astra coeli iam intonate" :


Gosto muito também desta
Sonata p/ flauta - Allegro Assai
 

Maddalena Lombardini (Laura) Sirmen (1745-1818)
Veneziana, pobre de nascimento, estudou música no Ospedale dei Mendicanti, e foi depois aluna de Tartini. Pecorreu as capitais europeias sempre com concertos aclamados.

Quarteto de cordas nº 3 - II. Allegro


Quarteto nº 1 - II Allegretto



Louise Farrenc (1804-1875) e Cécile Chaminade (1857-1944),
mais perto de nós, são bem conhecidas e muitas vezes ouvidas em concerto. Já as recordei aqui e aqui.

E termino com a iluminação divina de Hildegard von Bingen (1098-1179) - a mais notável das mulheres compositoras é uma madre superior do século XII, e uma pioneira do cântico conventual.



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Não referi as mulheres de compositores - Fanny Mendelssohn, Clara Schumann - que já todos conhecem. Para todas, vivent les femmes !


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