sábado, 17 de outubro de 2020

28, vinte e oito, mágico, perfeito e feliz !


Aqui há uns anos houve uma regularidade de 23 visitas a cada publicação no Livro de Areia; agora tenho atingido várias vezes os 28 visitantes, parco progresso para tanto tempo que passou. Às vezes, com certos títulos chamativos, passo dos 30 ou mais; mas a frequência do mágico 28 dá nas vistas. 

Ora acontece que 28 é :

- Um número perfeito : igual à soma dos seus divisores estritos.
   28 divide por 1,2,4,7,14, e somando:  1+2+4+7+14=28.

- Um número harmónico (ou número de Ore*), pois tem média harmónica inteira.
   sequência: 1, 6, 28, 140, 270, ...

- Um número triangular:

   e já agora também é um número hexagonal !

- Um número mágico na Física, pois ter 28 protões e/ou neutrões confere estabilidade nuclear máxima (Níquel 28).

- A dimensão da mais longa sequência de números amigos sociáveis, coisa complicada de esclarecer aqui; a sequência de 'amigos sociáveis' de 14316 é de ordem 28.

- E um número feliz ! Noção matemática também que me dispenso de explicar.

..--- ---..   (28 em Morse)

Portanto estou satisfeito com estes visitantes mágicos, perfeitos, harmónicos, sociáveis e felizes!
A feliz Sinfonia nº 28 de Haydn:


-------------------------
(*) Øystein Ore , matemático norueguês

1 comentário:

Fanático_Um disse...

Obrigado Mário, fico contente por me contar entre os felizes 28. Os restantes devem partilhar a minha admiração pelo que encontro neste livro, por vezes mágico, quase sempre perfeito, e os muitos mais que aqui não passam nem imaginam o que perdem!