sábado, 2 de outubro de 2021

Haydn 2032, vol.10: de novo um assombro, grazie Giovanni, e que Mozart !

Finalmente chegou-me o décimo volume das sinfonias de Haydn, que vão sendo gravadas por Giovanni Antonini com Il Giardino Armonico. Desta vez, são as nº 6, 7 e 8, Manhã, Meio-dia e Tarde, complementadas pela Serenata Notturna de Mozart. Toda esta brincadeira com a duração de um dia do nascer ao pôr do sol justifica o título da edição, "Les Heures du Jour".

Tenho  uma preferência pessoal pela 6ª sinfonia: a manhã é anunciada por uma suave introdução, que começa quase imperceptível, que é rasgada de súbito por um fortíssimo clarão de sol... habilidades que Haydn repetiria mais tarde na Criação. Toda a sinfonia é uma sucessão de inovações melódicas, tímbricas, rítmicas, num fluxo vertiginoso.

A comparação que tenho à mão é com a igualmente excepcional interpretação de Harnoncourt com o Concentus Musicus, já "velhinha" de 1999 na Teldec. Não sei dizer qual é melhor. A qualidade de gravação certamente é melhor agora, na ALPHA. 

Antonini é sistematicamente mais rápido ( ex: 1 minuto a menos em andamentos de 4 minutos!), mais preciso e rico nas cordas. Os solistas de violinos são uma preciosidade de expressiva doçura, os sopros estão ao nível de excelência da gravação de Harnoncourt. Mas Antonini não usa o cravo, a diferença maior para as outras gravações, o que pode ser considerado má opção pois a harmonia resulta menos 'ampla' - o continuo é dado pelo contrabaixo. O legato foi anulado, claro; as entradas e os staccatos são mais bruscos, o contraste dinâmico é maior ainda. O som é menos germânico, mais italiano, é verdade; com paixão e alegria, o Giardino Armonico canta Haydn que é um gosto ouvir !

Depois de Haydn, que dizer da Serenata de Mozart? Fiquei sem fôlego. Uma obra tantas vezes ouvida é interpretada com esfuziante dinamismo, como nunca antes, salientando-se de novo o enlevo do violino. Fenomenal, apetece ouvir, ouvir, ouvir... e dançar. Assim comemorei o Dia Mundial da Música.

Esta edição, como nos volumes anteriores, é enriquecida por uma boa apresentação gráfica que inclui fotografias de Jerôme Sessini, da Magnum. Deixo dois exemplos:



Infelizmente não encontrei uma gravação disponível. Terei de recorrer ao Harnoncourt de 1999 com o Concentus Musicus. Bom dia, boa audição.



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