domingo, 28 de novembro de 2021

Um Museu diferente nas Orkney: o Pier Arts Centre de Stromness


O 'Centro Artístico do Cais de Stromness' parece-me um dos museus mais surpreendentes da Europa. Descobri-o nas minhas navegações pela rede quando me interessei pelas Ilhas Orkney.

Frente marítima de Stromness.


O Pier Arts Centre está instalado em duas casas de pedra do século XVIII, de empena voltada para o porto, interligados por um edifício moderno com a mesma forma exterior mas usando superfícies vidradas e paredes de zinco.


Stromness foi um porto fulcral da Hudson's Bay Company; no Verão, a partida dos navios da Companhia para o Canadá era um acontecimento social. Numa destas casas, a da família Clouston, davam-se antes do embarque grandes festas no salão, recheado de livros e com um pianoforte. Na outra casa havia escritórios e armazéns da HBC.


Stromness é a segunda maior povoação das Orkney, uma vila, pouco mais que aldeia, situada a a 58º 57' N . Tem apenas 2 200 habitantes (como Castro Marim ou Porto de Mós) e está 'de costas' para a capital Kirkwall, de que dista apenas 22 km. 


O "Pier Arts Centre" foi criado em 1979 para alojar uma colecção de arte britânica doada pela autora, a filantropa Margaret Gardiner, ao povo das Orkney. 


Antigos escritórios da Hudson's Bay Co., com uma escultura de Barbara Hepworth no pátio.

42 anos passados, a Galeria continua a ser estimada e frequentada em múltiplas exposições e palestras, tendo conquistado um âmbito muito para além do arquipélago das Orkney na promoção de arte britânica; de facto ganhou estatuto internacional com artistas como Barbara Hepworth, Ben Nicholson e Sylvia Wishart. A geração vanguardista de St. Ives está largamente representada.

Barbara Hepworth, Curved Form (Trevalgan)


Ao hall de entrada segue-se uma galeria envidraçada que deixa entrar a luz do mar.


Janelões abertos ao horizonte marítimo.

A luminosa galeria está na berma do porto, permitindo avistar a passagem de barcos e gaivotas de vários ângulos.


Um dos pintores mais representados é Ben Nicholson

Ben Nicholson, 1939.

Ben Nicholson, Still Life

Ben Nicholson, Three Circles.


Eva Rothschild, Little Cloud.

David Ward, Analemma

Espaços cuidadosamente arquitectados.

Barbara Hepworth, Group III (evocation).

Barbara Hepworth, Orpheus (maquette I), de 1956.


Callum Innes  - Exposed Painting, Deep Violet, Charcoal Black (2005)

John Spencer Wells, Landscape and Flight Form.

Mais: Collection — Pier Arts Centre






Stromness deve valer bem uma visita prolongada, juntamente com Kirkwall. E depois, aproveita-se para comprar belas malhas lambswool de Fair Isle :)

Sem comentários: