O 'Centro Artístico do Cais de Stromness' parece-me um dos museus mais surpreendentes da Europa. Descobri-o nas minhas navegações pela rede quando me interessei pelas Ilhas Orkney.
Frente marítima de Stromness.
O Pier Arts Centre está instalado em duas casas de pedra do século XVIII, de empena voltada para o porto, interligados por um edifício moderno com a mesma forma exterior mas usando superfícies vidradas e paredes de zinco.
Stromness foi um porto fulcral da Hudson's Bay Company; no Verão, a partida dos navios da Companhia para o Canadá era um acontecimento social. Numa destas casas, a da família Clouston, davam-se antes do embarque grandes festas no salão, recheado de livros e com um pianoforte. Na outra casa havia escritórios e armazéns da HBC.
Stromness é a segunda maior povoação das Orkney, uma vila, pouco mais que aldeia, situada a a 58º 57' N . Tem apenas 2 200 habitantes (como Castro Marim ou Porto de Mós) e está 'de costas' para a capital Kirkwall, de que dista apenas 22 km.
O "Pier Arts Centre" foi criado em 1979 para alojar uma colecção de arte britânica doada pela autora, a filantropa Margaret Gardiner, ao povo das Orkney.
Antigos escritórios da Hudson's Bay Co., com uma escultura de Barbara Hepworth no pátio.
42 anos passados, a Galeria continua a ser estimada e frequentada em múltiplas exposições e palestras, tendo conquistado um âmbito muito para além do arquipélago das Orkney na promoção de arte britânica; de facto ganhou estatuto internacional com artistas como Barbara Hepworth, Ben Nicholson e Sylvia Wishart. A geração vanguardista de St. Ives está largamente representada.
Barbara Hepworth, Curved Form (Trevalgan)
Ao hall de entrada segue-se uma galeria envidraçada que deixa entrar a luz do mar.
Janelões abertos ao horizonte marítimo.
A luminosa galeria está na berma do porto, permitindo avistar a passagem de barcos e gaivotas de vários ângulos.
Callum Innes - Exposed Painting, Deep Violet, Charcoal Black (2005)
Stromness deve valer bem uma visita prolongada, juntamente com Kirkwall. E depois, aproveita-se para comprar belas malhas lambswool de Fair Isle :)
Sem comentários:
Enviar um comentário