domingo, 2 de abril de 2023

Tsiigehtchic (Arctic Red River), onde a 'Dempster Highway' atravessa o rio Mackenzie, no Ártico Canadiano.


Para variar de longitudes, agora um grande salto para os Northwest Territories (NWT) do Ártico Canadiano. Não nas ilhas, mas no grande rio Mackenzie, e ao longo da panorâmica Dempster Highway.

Tsiigehtchic (="foz do rio de ferro") é uma aldeia nativa nas margens do rio Mackenzie, junto à foz do afluente Arctic Red River. É um ponto estratégico na Estrada nº 8, a Dempster Highway, a grande via do Norte até Inuvik e depois até ao Oceano Ártico.


A travessia do rio em Tsiigehtchic ainda se faz por ferry.

A população nativa da região é o povo Gwich'in, que pertence à família Atabascana (Cree, Navajo, Apache), e tem ainda hábitos tradicionais de caçador-colector, para o que recorre sobretudo a armadilhas.

Durante o encontro anual Gwich'in

O primeiro contacto dos Europeus com os Gwich'in aconteceu em 1825, quando foram encontrados pelo oficial e explorador britânico John Franklin (sim, o mesmo que sofreria um trágico naufrágio numa expedição posterior). E durante 150 anos, negociantes de peles, missionários, prospectores e aventureiros foram chegando.


A aldeia foi fundada em  1868 em torno de uma Missão católica , e algums anos depois, em 1902, a Companhia Hudson Bay Co. instalou um dos seus entrepostos em Arctic Red River.


Tsiigehtchic (Arctic Red River), NWT Canada
Coordenadas: 67° 26′N, 133° 44′W
                     (165 km a Norte do Círculo Polar Ártico)

População: ~170

Situada na confluência de dois rios, alcandorada numa elevação sobre as margens, Tsiigehtchic é notável pela seu enquadramento.

A Missão original de 1895-1896 já constava de duas igrejas frente a frente. A actual Igreja e Capela são reconstruções recentes da década de 1920.



Tem havido trabalhos continuados de renovação para evitar a degradação.




Vista do centro: a Casa Comunal é o edifício azul ao centro; à direita, atrás da Igreja, a loja Northern.

'Tsii' tem posto de Correios, Escola, Pavilhão Desportivo, Serviços Administrativos e Loja multiusos. O pequeno Centro de Saúde tem uma enfermeira itinerante que permanece durante o Inverno.

O comércio local está concentrado no armazém Northern.

A loja Trapper's e o posto de Correio também lá funcionam.

Compraram gelados 'picolé' na Trapper's Store.

Sãp pouco mais de 170 habitantes, que mantèm a tradição de pesca e caça com armadilhas. Muitos saem da aldeia à procura de víveres, por longos meses, "out in the lands" ('aí por essas terras'), como sempre fizeram.

Unidade básica de Saúde.

A Escola 'Chefe Paul Niditchie'.

Os alunos saem frequentemente da Escola para aprenderem técnicas de sobrevivência na natureza, com fazer um fogo, construir um abrigo ou  caçar.

A sede administrativa tribal Gwich'in .

Um ancião Gwich'in durante uma festa tradicional.

A região cobre-se de gelo no Inverno. Ruas e estrada são então pistas para motoneves e a travessia do rio é possível para veículos ligeiros.

A travessia de ferry do rio Mackenzie

A estrada não chega a Tsiigehtchic mas sim à margem oposta do Arctic Red River. Só raramente há ligação de ferry à aldeia.

Ferry MV Louis Cardinal, de1972


Darcy Firth, o primeiro piloto de ferry Gwich'in. "Vale pela paisagem e por ver gente nova todos os dias; não há melhor que as vistas do meu gabinete".


No Inverno não há ferry, uma sólida placa de gelo cobre o rio permitindo a travessia rápida; então, a capital Inuvik está só a duas horas de viagem.

The Dempster Highway ( ou NWT Highway 8)

A Dempster Highway prolonga-se por 740 km de terra batida, e alcança o Oceano Ártico depois de atravessar o Yukon, o Círculo Polar e oferecer paisagens únicas de espaços remotos, abertos e vastos.





Quando a estrada cruza o Círculo Polar Ártico.



No troço final, a serpentear pelo delta do Mackenzie.

Termina em Tuktoyaktuk, junto ao Oceano Ártico.



2 comentários:

Virginia disse...

Que fotografias! Obrigada, Mário.

Fanático_Um disse...

Aqui sim, eu gostaria de ir... mas só irei em sonhos. Obrigado por mais esta excelente reportagem.