Para variar de longitudes, agora um grande salto para os Northwest Territories (NWT) do Ártico Canadiano. Não nas ilhas, mas no grande rio Mackenzie, e ao longo da panorâmica Dempster Highway.
Tsiigehtchic (="foz do rio de ferro") é uma aldeia nativa nas margens do rio Mackenzie, junto à foz do afluente Arctic Red River. É um ponto estratégico na Estrada nº 8, a Dempster Highway, a grande via do Norte até Inuvik e depois até ao Oceano Ártico.
A travessia do rio em Tsiigehtchic ainda se faz por ferry.
A população nativa da região é o povo Gwich'in, que pertence à família Atabascana (Cree, Navajo, Apache), e tem ainda hábitos tradicionais de caçador-colector, para o que recorre sobretudo a armadilhas.
Durante o encontro anual Gwich'in.
O primeiro contacto dos Europeus com os Gwich'in aconteceu em 1825, quando foram encontrados pelo oficial e explorador britânico John Franklin (sim, o mesmo que sofreria um trágico naufrágio numa expedição posterior). E durante 150 anos, negociantes de peles, missionários, prospectores e aventureiros foram chegando.
A aldeia foi fundada em 1868 em torno de uma Missão católica , e algums anos depois, em 1902, a Companhia Hudson Bay Co. instalou um dos seus entrepostos em Arctic Red River.
Tsiigehtchic (Arctic Red River), NWT Canada
Coordenadas: 67° 26′N, 133° 44′W
(165 km a Norte do Círculo Polar Ártico)
População: ~170
Situada na confluência de dois rios, alcandorada numa elevação sobre as margens, Tsiigehtchic é notável pela seu enquadramento.
A Missão original de 1895-1896 já constava de duas igrejas frente a frente. A actual Igreja e Capela são reconstruções recentes da década de 1920.
Tem havido trabalhos continuados de renovação para evitar a degradação.
Vista do centro: a Casa Comunal é o edifício azul ao centro; à direita, atrás da Igreja, a loja Northern.
'Tsii' tem posto de Correios, Escola, Pavilhão Desportivo, Serviços Administrativos e Loja multiusos. O pequeno Centro de Saúde tem uma enfermeira itinerante que permanece durante o Inverno.
O comércio local está concentrado no armazém Northern.
A loja Trapper's e o posto de Correio também lá funcionam.Compraram gelados 'picolé' na Trapper's Store.
Sãp pouco mais de 170 habitantes, que mantèm a tradição de pesca e caça com armadilhas. Muitos saem da aldeia à procura de víveres, por longos meses, "out in the lands" ('aí por essas terras'), como sempre fizeram.
Unidade básica de Saúde.A Escola 'Chefe Paul Niditchie'.
Os alunos saem frequentemente da Escola para aprenderem técnicas de sobrevivência na natureza, com fazer um fogo, construir um abrigo ou caçar.
A sede administrativa tribal Gwich'in .
Um ancião Gwich'in durante uma festa tradicional.
A região cobre-se de gelo no Inverno. Ruas e estrada são então pistas para motoneves e a travessia do rio é possível para veículos ligeiros.
A travessia de ferry do rio Mackenzie
A estrada não chega a Tsiigehtchic mas sim à margem oposta do Arctic Red River. Só raramente há ligação de ferry à aldeia.
Ferry MV Louis Cardinal, de1972
Darcy Firth, o primeiro piloto de ferry Gwich'in. "Vale pela paisagem e por ver gente nova todos os dias; não há melhor que as vistas do meu gabinete".
No Inverno não há ferry, uma sólida placa de gelo cobre o rio permitindo a travessia rápida; então, a capital Inuvik está só a duas horas de viagem.
The Dempster Highway ( ou NWT Highway 8)
A Dempster Highway prolonga-se por 740 km de terra batida, e alcança o Oceano Ártico depois de atravessar o Yukon, o Círculo Polar e oferecer paisagens únicas de espaços remotos, abertos e vastos.
Quando a estrada cruza o Círculo Polar Ártico.
No troço final, a serpentear pelo delta do Mackenzie.Termina em Tuktoyaktuk, junto ao Oceano Ártico.
2 comentários:
Que fotografias! Obrigada, Mário.
Aqui sim, eu gostaria de ir... mas só irei em sonhos. Obrigado por mais esta excelente reportagem.
Enviar um comentário